Semana Missionária 2013

Saiba mais informações sobre a participação de jovens estrangeiros.

5ª Jornada Diocesana da Juventude.

Confira as fotos da 5ª JDJ em Terra Boa.

Campanha da Fraternidade 2013.

Cartaz é divulgado pela CNBB.

Escola Diocesana de Líderes

Setor Juventude realiza capacitação para as juventudes com especialistas.

Camiseta Oficial

Camisetas da delegação da Diocese para a JMJ já estão prontas.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jingle do Encontro Mundial de Jovens da RCC em Foz do Iguaçu é lançado

O Ministério Jovem da RCC divulgou o clipe com o jingle do Encontro Mundial de Jovens da RCC, que será realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 10 a 15 de julho de 2012.

O evento vai reunir cerca de 5 mil jovens e contará com a participação de aproximadamente 120 países.

A programação será intensa e diversificada. A primeira atividade do encontro será uma grande procissão com a cruz que acontecerá antes na missa de abertura marcada para a noite do dia 10 de julho. Divididos em três grupos, os participantes sairão em peregrinação até a catedral de Foz do Iguaçu. Dessa forma, o início do encontro é marcado por uma grande manifestação pública de fé.

Nos outros dias, a maior parte da programação será marcada por orações, pregações, louvores, formações e missas. O período noturno será reservado para as apresentações culturais e artísticas dos países presentes.

PJ realiza retiro em Janiópolis

A Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Mourão realizará um retiro, na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Janiópolis. O retiro terá como tema "Juventude projetando a vida" e acontecerá nos dias 3 e 4 de março. O início será às 18h do dia 3 (sábado).

Poderão participar até 5 jovens de cada paróquia e o valor da inscrição é de R$ 15,00, por pessoa. Os participantes deverão levar Bíblia, Ofício Divino da Juventude, bandeira do grupo, colchão, roupa de cama, cobertor, materiais de higiene pessoal e um pratinho de salgados para o momento de partilha.

Outras informações podem ser obtidas diretamente com o coordenador diocesano da PJ Wanderley Mafra, pelo e-mail pj.diocese.cm@hotmail.com ou pelo fone (44) 9846-2250.


Confira a edição de Março do Jornal Servindo

Fique por dentro do que acontece na Diocese de Campo Mourão por meio das matérias do Jornal Servindo. Clique na imagem abaixo para ler a edição de março do informativo.



Gincana da Juventude

A Gincana da Juventude (originalmente “Gincana de Integração da Juventude”) é um evento da Diocese de Campo Mourão, realizado pela primeira vez em 2010, que tem por finalidade congregar fraternalmente as juventudes católicas da região e proporcionar uma reflexão aprofundada do tema da Campanha da Fraternidade, por meio de apresentações de teatro, música e dança. Além de participarem de provas surpresas, quiz bíblico e concurso de roupas de material reciclado, os jovens são convidados a celebrar a Eucaristia e a participarem de momentos de animação.

São premiadas com troféus as três equipes com melhor desempenho na opinião de cinco jurados, bem como a torcida mais animada.

 1ª Gincana de Integração da Juventude
Sede: Peabiru
Data: 11 de abril de 2010

Vencedores:
1º Lugar – Goioerê (Juventude Mariana)
2º Lugar – Aguardando informação
3º Lugar – Aguardando informação
Melhor Torcida – Aguardando informação

2ª Gincana de Integração da Juventude
Sede: Rancho Alegre d’Oeste
Data: 27 de fevereiro de 2011

Vencedores:
1º Lugar – Campina da Lagoa (Juap)
2º Lugar – Barbosa Ferraz
3º Lugar – Peabiru (PJ Caminhos)
Melhor Torcida – Ubiratã

3ª Gincana da Juventude
Sede: Ubiratã
Data: 19 de fevereiro de 2012

Vencedores:
1º Lugar – Campina da Lagoa (Juap, Sentinelas e Fubá)
2º Lugar – Juranda
3º Lugar – Nova Cantu (PJ Caminhos)
Melhor Torcida – Rancho Alegre d’Oeste

4ª Gincana da Juventude
Sede: Campo Mourão
Data: 26 de maio de 2013

Vencedores:
1º Lugar – Aguardando informação
2º Lugar – Aguardando informação
3º Lugar – Aguardando informação
Melhor Torcida – Aguardando informação

3ª Gincana da Juventude em Ubiratã

Os jovens católicos da região de Campo Mourão tiveram um Domingo de Carnaval diferente. A Diocese de Campo Mourão, por meio do Setor Juventude e da Paróquia Santo Antônio de Ubiratã, promoveu a 3ª edição da Gincana da Juventude. O evento, que tem por objetivo congregar fraternalmente os grupos juvenis da região, foi realizado no dia 19 de fevereiro, a partir das 8h da manhã, no Ginásio de Esportes de Ubiratã, contando com a presença de 13 equipes, das quais 12 concorreram: São Francisco de Campo Mourão, Marianos de Goioerê, Nova Cantu, Teófilos de Goioerê, Campina da Lagoa, Rancho Alegre d’Oeste, Peabiru, Juranda, Caravaggio de Campo Mourão, Boa Esperança, Barbosa Ferraz,Vicentinos de Campo Mourão, e Janiópolis.

Com encenações teatrais, dança, música, e provas-surpresa, os jovens refletiram sobre a problemática apresentada pela Campanha da Fraternidade 2012, cujo tema está associado à Saúde Pública no Brasil. Também aconteceu um quiz bíblico e concurso de fantasias de material reciclado. Na abertura, uma Missa Jovem foi celebrada.


Antes do anúncio dos vencedores, houve show de encerramento com a banda Estância Divina: grupo musical católico famoso por evangelizar através dos gêneros musicais do Rio Grande do Sul. A Gincana da Juventude é uma das atividades propostas no 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, documento que pretende dinamizar as ações da Igreja, priorizando a Juventude, a Família e a Catequese. A participação no evento é aberta a todos os grupos juvenis cristãos da região.


Resultado da Gincana da Juventude 2012:

1º Lugar – Campina da Lagoa
2º Lugar – Juranda
3º Lugar – Nova Cantu
Melhor Torcida – Rancho Alegre d’Oeste


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt

Coordenador do Jumas
Fernando (Barbosa Ferraz)

Coordenadora do Jufem
Jossiane Lúcia (Barbosa Ferraz)

Assessor Diocesano:
Pe. Jorge Pereira da Silva

Contato:
Aguardando informações.


Histórico e Carisma:

As Juventudes de Schoenstatt do Brasil são ramos que pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, iniciado em nosso país no ano de 1940 e composto por jovens com idade acima de 14 anos. Os diversos grupos espalhados pelo Brasil buscam testemunhar nos mais diversos ambientes (escola, universidade, profissão, família, entre amigos) a dignidade masculina e feminina e os valores de uma juventude nobre, pura e livre.

O JUMAS e a JUFEM estão presente em diversos lugares do mundo, tendo seu marco inicial na Alemanha, no dia 15 de agosto de 1931. No Brasil os grupos estão espalhados nas quatro regionais: Sudeste, Paraná, Sul e Nordeste, buscando a nossa unidade nacional.

A espiritualidade do JUMAs nasce do Fundador Pe. Kentenich, de modo que sejam formados pequenos grupos de vivência cristã, com no máximo 20 rapazes, tendo por objetivo principal buscar a renovação religiosa e moral da sociedade, formando um Homem Novo numa Nova Comunidade. Este objetivo se realiza por meio da auto-educação e do apostolado, cultivando uma consciente aspiração à santidade, baseado no exemplo de Maria e na força da Aliança de Amor com Ela.

A JUFEM tem por lema: “Lírio do Pai, Tabor para o mundo”. Nele está presente toda a espiritualidade, aspiração e estilo de vida: viver o ideal “Tabor” que o próprio fundador da Obra de Schoenstatt deixou como legado; e caminhar buscando a filialidade heróica, a pureza e a missão apostólica. Este ideal encoraja a cada jovem da Juventude Feminina do Brasil, a serem reflexos originais e autênticos da Mãe de Deus, a partir da Aliança de Amor e do carisma schoenstattiano.

Os jovens deste movimento organizam-se em grupos, realizando diversas atividades tanto em nível local quanto regionalmente, promovendo encontros, reuniões, missões, atividades apostólicas, entre outras.

Cursilho

Escola Vivencial – MCC


Coordenação da Escola Vivencial:
Pedro Augusto Pereira Brito
Ademilson Cavalcanti

Coordenação Geral do Cursilho:
Divoney Martins Pereira

Assessor diocesano:
Pe. Carlos Cézar Cândido

Contato:
Fone: (44) 3568-2238 (Divoney)


Histórico e Carisma

A Escola Vivencial é um dos braços dos Cursilhos de Cristandade, movimento eclesial católico de abrangência internacional. A palavra “Cursilho” em espanhol significa “Cursinho” (Cursillo), porque se trata propriamente de um pequeno curso com três dias de duração. Nestes “cursinhos” é apresentado aos participantes aquilo que é fundamental no cristianismo, ou seja, a Pessoa de Cristo, a importância da Igreja e a vida na graça. Tal apresentação não se faz apenas de modo doutrinal e catequético, mas sobretudo por meio de impactantes experiências de vida, testemunhos vivenciais. Os jovens que participam de um Cursilho são convidados a aprofundar o primeiro anúncio recebido por meio das reflexões das Escolas Vivenciais, que são espaços criados nas comunidades com o intuito de estimulá-los a conduzir a própria vida segundo a mensagem do Evangelho num contexto comunitário.

Os Cursilhos têm sido uma resposta eficaz às novas exigências da evangelização e enquadram-se plenamente nos critérios de eclesialidade indicados na exortação apostólica Christifideles laici.

Apesar das origens católicas, o êxito da metodolodia do Cursilho fez com que fosse adotado integralmente pela Igreja Anglicana e pela Igreja Presbiteriana, além de inspirar movimentos similares em outras igrejas tradicionais.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012: Subsídios úteis aos grupos de jovens

Em 2012, a CNBB propõe à Igreja no Brasil, durante o período da Quaresma, a discussão sobre a problemática da Saúde Pública no Brasil, por meio das reflexões da Campanha da Fraternidade. Os jovens, a exemplo de Jesus, são convidados a refletirem sobre o tema e a pensarem em gestões concretos de solidariedade em prol de quem padece alguma enfermidade, sobretudo os mais empobrecidos.

Assim, para dinamizar os trabalhos nos grupos de jovens, o Setor Diocesano de Juventude propõe dois subsídios relevantes: o Texto-Base da CF 2012, onde encontram-se informações importantes para embasar as discussões entre a juventude; e um rico Roteiro de Encontros para Grupos de Jovens, produzido pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese gaúcha de Passo Fundo, que pode ser aproveitado também por outras pastorais e movimentos.


Texto-Base


Roteiro de Encontros para Grupos de Jovens





19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora

Íntegra do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Campo Mourão - PR, que prioriza a Juventude, a Família e a Catequese nas ações pastorais da Igreja local.



CNBB promove concurso para a escolha do cartaz e do Hino da CF 2013

Estão abertas as inscrições do Concurso da CNBB para a escolha do Cartaz e do Hino da Campanha da Fraternidade 2013 sobre Juventude.

Leia os regulamentos e participe!

Cartaz:






Música Tema:



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A unidade foi o prêmio principal em Ubiratã

Amigas e Amigos Jovens,

Que domingo divertido nós tivemos em Ubiratã! O empenho dos jovens da Paróquia Santo Antônio merece o nosso reconhecimento: o Aleksander Guimarães, por exemplo, que esteve à frente da organização na comunidade, nem dormiu de tanto trabalho. Além dos grupos 0800 DDJ, Resgatando Almas e Movimento Serra, a própria família dele estava lá servindo à juventude no bar, no júri e na bilheteria.

E tudo estava impecável: a recepção no trevo, o café da manhã, a Missa presidida pelo Pe. Mário, o som nítido e potente, a ambientação do ginásio, até praça de alimentação tinha! Tudo preparado com muito carinho para que cada um fosse acolhido da melhor maneira possível.

As provas foram um espetáculo de criatividade, porque cada equipe soube se empenhar de verdade para encenar peças teatrais sobre a saúde pública, para apresentar coreografias tão bonitas – algumas até mesmo profissionais! –, para contagiar a todos com músicas inéditas com letras que são verdadeiros poemas.

O desfile de fantasias de material reciclado mostrou como nossos jovens sabem criar com muito pouco: desde baianas a porta-bandeiras, o que se viu foram criações incríveis que nascem de mentes brilhantes. E é com essa força criativa e criadora que cada jovem é chamado a transformar a própria realidade. O talento de vocês não pode ficar escondido!

Merece destaque também o quiz sobre o Evangelho de São Marcos, cujas questões, atendendo a pedidos, estou enviando em anexo. Que tal realizar essa gincana bíblica no seu grupo? Todos estão de parabéns, porque mostraram que de fato foram a Ubiratã preparados para responder às questões. Parabéns ao jovem Alexandre Milani de Aquino, coordenador diocesano da Juventude Mariana, pela vitória na prova.

Os jurados, que avaliaram de perto todas as provas, decidiram que os troféus seriam entregues às seguintes equipes, que obtiveram a maior pontuação:

1º Lugar – Campina da Lagoa
2º Lugar – Juranda
3º Lugar – Nova Cantu

E, entre 12 equipes, a galera de Rancho Alegre d’Oeste levou para casa o troféu de torcida mais animada.

Pessoalmente, acredito que o bicampeonato de Campina da Lagoa foi justo e merecido, afinal de contas, o objetivo dessa gincana não é outro senão o de integrar as juventudes. E é justamente isso que testemunharam os jovens da PJ, da RCC e do Cursilho da Paróquia Santa Teresinha, participando unidos e representando a comunidade com apresentações fantásticas. Como é linda a unidade deles! Os jovens de Campina da Lagoa nos ensinam que as nossas pastorais e movimentos não devem nos tornar rivais uns dos outros, nem inspirar motivos para desconfianças. Ao contrário: se comungamos a mesma fé e sentamos à mesma Mesa Eucarística, nossa obrigação natural, como membros do Corpo de Cristo, é buscar a unidade e respeitar os carismas diferentes dos nossos. A união nos faz vitoriosos. Campina da Lagoa que o diga!

Com certeza foi um domingo de Carnaval diferente (com direito a um super bailão do Estância Divina) que vai ficar na memória de muita gente. Pelo menos é essa a impressão que tenho quando leio no Facebook depoimentos espontâneos como a da jovem Luana Costa que afirmou: “Com certeza, foi um dos melhores dias na minha vida”. Rony Souza, de Campina, postou: “Hoje estou muito feliz porque passei o dia ao lado de pessoas maravilhosas, meus amigos. E sendo tão boa a companhia, o dia não poderia ser melhor. Foi por isso que vencemos a gincana. É por isso vivenciamos a unidade da Igreja em nossa paróquia”. Já a jovem Dayani Silva, de Nova Cantu, não se arrependeu de ter ido: “Valeu a pena perder o carnaval cantuense para ir a Ubiratã. Me diverti muito...”. E olha que legal: o Edson C. de Almeida, coordenador do Ministério Jovem de Goioerê, já se antecipou para o ano que vem:  Foi nosso primeiro ano de participação, mas posso pedir que já inscreva nosso grupo no do ano que vem queremos ser a 1ª equipe inscrita. Por isso, já faço agora nossa inscrição  . Pois bem, inscrição confirmada!

Parabéns a todo mundo que acordou antes do sol pra passar um domingo de Carnaval alternativo, ao lado de pessoas animadas e comprometidas com o Reino de Deus. Foi muito bom estarmos juntos novamente!

Que legal contarmos com a presença do Pe. Ediberto, Assessor do Setor, já recuperado da operação! E ele não estava sozinho: Pe. Wagner, Assessor da PJ, se divertiu bastante e mostrou que tem samba no pé; o Pe. Jorge também marcou presença e ficou até o final ajudando a animar a torcida do Rancho. A presença dos jovens diáconos é igualmente um testemunho muito positivo. As irmãs Lizandra, Carmelita,   Graziela, Jeane e a Irmã que acompanhou a Juventude Marial Vicentina são, do mesmo modo, um sinal importante de doação pela juventude. Deus lhes pague!

Obrigado aos jovens do grupo Teófilos que demonstraram interesse em sediar a Gincana e, em nome do Setor, peço desculpas por não poder atender a essa solicitação para o ano que vem. É que, devido às atividades de preparação à JMJ 2013, o Setor Juventude, em reunião, decidiu centralizar os eventos diocesanos na sede da Diocese, para facilitar o acesso das paróquias mais distantes. Mas, quem sabe a gente não vá pra lá em 2014, no ano que o Brasil será hexacampeão?

Assim, a 4ª Gincana da Juventude acontecerá em 26 de maio de 2013, em Campo Mourão. Antes, porém, a gente se encontra em Terra Boa, no dia 1º de julho de 2012, quando celebraremos a 6ª Jornada Diocesana da Juventude, com a presença já confirmada de Gustavo Curty Huguenin, do Rio de Janeiro, autor da logomarca da JMJ no Brasil.

Um abraço fraterno a todos e todas! Bom feriado de Carnaval!

Rezem pela juventude!

Fábio Sexugi - Coordenador Diocesano do Setor Juventude



domingo, 19 de fevereiro de 2012

3ª Gincana da Juventude é realizada em Ubiratã

Teatro, música, dança, celebração eucarística e ritmos gaúchos marcaram o domingo de Carnaval em Ubiratã, que acolheu os jovens da Diocese de Campo Mourão para a 3ª edição da Gincana da Juventude. No evento, que tem por objetivo congregar fraternalmente os grupos juvenis da região, os jovens puderam refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012, por meio de diversas apresentações artísticas.
Equipe de Campina da Lagoa, bicampeã.

Após uma animada recepção no trevo de acesso a Ubiratã, as caravanas seguiram juntas para o café da manhã no Salão Paroquial. Uma Missa, com cânticos animados e bonitas encenações, foi celebrada como abertura das intensas atividades do dia.

Antes do almoço, as 12 equipes presentes apresentaram encenações teatrais na qual a saúde pública no Brasil foi o destaque. À tarde, os jovens participaram de um quiz bíblico alusivo ao Evangelho de São Marcos e de um desfile com fantasias de material reciclado. Merecem destaque as provas de música e dança por meio das quais os jovens mostraram muito talento artístico e criatividade.

Participaram da 3ª Gincana da Juventude cerca de 600 jovens, divididos entre as equipes das Paróquias São Francisco de Campo Mourão, Nossa Srª das Candeias de Goioerê, São João Batista de Peabiru, Santa Teresinha de Campina da Lagoa, São José de Rancho Alegre, Mãe de Deus de Juranda, Nossa Srª da Guia de Boa Esperança, Capela do Jardim Universitário de Goioerê, Nossa Srª das Graças de Barbosa Ferraz, Nossa Srª do Caravaggio de Campo Mourão, e dos jovens do Colégio Santa Cruz de Campo Mourão. Esses grupos são ligados à Pastoral da Juventude, do Ministério Jovem da RCC, da Juventude de Ação Mariana, da Juventude Marial Vicentina, da Juventude Masculina e Feminina de Schoentatt e da Escola Vivencial do Cursilho.

Juranda, vice-campeã de 2012.
O júri, composto por membros da comunidade anfitriã, avaliou o desempenho das equipes e definiu a seguinte colocação: 3º lugar, Nova Cantu; 2º lugar, Juranda; e em primeiríssimo lugar, Campina da Lagoa, equipe bicampeã integrada por jovens da PJ, da RCC e do Cursilho. O troféu de torcida mais animada foi concedido ao grupo de Rancho Alegre, que manteve-se unido e empolgado durante todo o dia.

Os jovens de Ubiratã, que se empenharam muito na realização deste encontro, repassaram simbolicamente a sede da Gincana para os jovens da Paróquia São Francisco de Campo Mourão, onde o evento será realizado em junho do ano que vem.

Um empolgante baile gaúcho animou a todos no encerramento da Gincana, quando a banda católica Estância Divina se apresentou, proporcionando aos jovens um momento sadio e alternativo de diversão e um contato maior com as tradições culturais brasileiras.

A Gincana da Juventude, que é uma das atividades propostas no 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, tem dado considerável impulso para que os grupos fortaleçam-se nas comunidades. O próprio grupo de Ubiratã que organizou a edição deste ano reorganizou-se depois de ter participado da Gincana de 2011, em Rancho Alegre.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Logomarca da JMJ brasileira é lançada oficialmente


“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”! Este trecho da canção “Cidade Maravilhosa”, de André Filho, que é tão conhecida pelos brasileiros, representou bem o que a logomarca da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro quis transmitir: em 2013, o Cristo Redentor com os braços abertos receberá uma multidão de jovens que estarão unidos em um só coração, em uma só fé de 23 a 28 julho de 2013.
A logo, em formato de coração, o coração do discípulo, traz na parte superior, em verde, o Pão de açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Na parte inferior, em azul, o litoral brasileiro. No centro, em amarelo, o Cristo Redentor.

A cruz à esquerda é uma demonstração de que o Brasil desde suas origens nunca deixou de ser a ‘Terra de Santa Cruz’ e representa ainda a cruz peregrina que percorre todas as dioceses do Brasil.
Além de referências à cidade do Rio de Janeiro, a logomarca representa Jesus que no alto da montanha se dirige aos seus discípulos, episódio narrado em Mateus 28,19: "Ide e fazeis discípulos entre todas as nações", o tema da Jornada Mundial da Juventude 2013.

Autor da logomarca

Foi um jovem de 25 anos o criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude do Rio. Gustavo Huguenin, que é formado em Design Gráfico, é natural do município de Cantagalo, região serrana do Rio de Janeiro e faz parte da paróquia do Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo.

Evento de lançamento

O evento de lançamento da logomarca oficial aconteceu nesta terça-feira, 07, às 20h, no auditório do edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro, onde fica a sede do comitê oficial. A cerimônia reuniu mais de 100 bispos e membros da equipe organizadora da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013, além de autoridades e representantes da sociedade.

“Nós estaremos ajudando o mundo a ter valores novos. Nós também estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade amanhã. Temos a grata alegria, mas uma grande responsabilidade também”, enfatizou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Juventude: Carta de dom Eduardo Pinheiro da Silva aos presbíteros

Campo Grande, 3 de fevereiro de 2012

Caros irmãos Presbíteros do 14º Encontro Nacional de Presbíteros

“Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21, 6)

Este é mais um momento precioso que a nossa Igreja, acreditando em sua vida e vocação, proporciona para a qualidade e o ardor de sua opção cristã.

O tema que vocês escolheram – o Presbítero no contexto de mudança de época – é atual, profundo e desafiador. Compreender-se presbítero neste novo tempo não é tão simples, mas, temos a certeza, é condição imprescindível para a realização do projeto de vida que Deus lhe confiou. As atuais Diretrizes para a formação dos presbíteros (n. 33), recorda: “O conhecimento insuficiente sobre a ‘mudança de época’ dificulta o processo formativo. É no campo da juventude que essas mudanças se fazem sentir com maior impacto. Novas tendências impregnam o cotidiano da juventude [...] Todos são, de alguma forma, filhos ou herdeiros das mudanças em curso”.

Sabemos que qualquer ‘Mudança de Época’ atinge todos e tudo, mas de uma forma toda particular, as novas gerações. Cada um de vocês, sendo jovem e/ou sendo enviado a trabalhar junto aos jovens, é convidado a aprofundar este tema e encontrar caminhos que contribuam para a vida plena de todos.

A Igreja do Brasil, nas suas mais diversas formas, tem demonstrado um carinho muito grande pela juventude. Estamos vivendo numa época muito forte de opção efetiva eclesial pela juventude em nosso país. A CNBB vem investindo para que todos os jovens a ela confiados possam encontrar acolhida, espaços, orientação e motivação. Entre tantos sinais desta opção destacamos: o documento ‘Evangelização da Juventudedesafios e perspectivas pastorais’ aprovado em 2007 e dirigido a todas as expressões de trabalho juvenil; o incentivo para que se garanta espaço de unidade na instância diocesana criando o Setor Juventude; o site www.jovensconectados.org.br organizado em 2010 com jovens voluntários ligados às áreas da comunicação e vindos de vários cantos do país e expressões de trabalho juvenil; o pedido oficial feito ao papa em 2007 pela CNBB para que a Jornada Mundial da Juventude pudesse acontecer no Brasil; a organização da 1ª. Delegação Oficial da CNBB para uma JMJ (Madri) com mais de 500 jovens (2010-2011); o processo de organização para a JMJ Rio 2013; a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude como fruto de um pedido explícito dos bispos referenciais regionais dos jovens; a organização da Coordenação de jovens de várias expressões, responsável pela pastoral juvenil no país; a aprovação da Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema ‘Juventude’.

Neste contexto, especialmente o presbítero está sendo convidado a intensificar a sua atenção e os projetos pastorais em vista da evangelização desta parcela tão cara à Igreja e à Sociedade. Nossas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora dizem assim: “Atenção especial merecem os nossos jovens. A beleza da juventude e os inúmeros desafios para a plenitude de sua vida exigem urgentes iniciativas pastorais nas diversas instâncias de nossa ação evangelizadora” (81). “Crianças, adolescentes e jovens, que constituem parcela importante da população brasileira, precisam de maior atenção por parte de nossas comunidades eclesiais, pois são os mais expostos ao drama do abandono e ao perigo das drogas, da violência, da venda de armas, do abuso sexual, bem como à falta de oportunidades e perspectivas de futuro” (109).

Como um dos responsáveis da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude venho, em nome dela, solicitar-lhes que façam deste ano de 2012 um ‘Ano da Juventude’ em sua realidade eclesial. Os dois grandes eventos nacionais do próximo ano – a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha da Fraternidade – serão bem melhor celebradas se puderem contar com uma adequada preparação nas bases.


Priorize a juventude, principalmente na organização paroquial, através de iniciativas para que ela se sinta mais amada e valorizada. Convidem os jovens para participarem de algumas instâncias de decisão paroquial/comunitária, organizem atividades segundo a cultura juvenil, estudem com eles os documentos da Igreja e as cartas dos papas que a eles se dirigem, sejam criativos em projetos que amadureçam o seu protagonismo eclesial, incentivem os demais adultos a valorizarem os jovens, promovam intensamente o crescimento do número de grupos de jovens, apoiem e orientem as diversas expressões que já trabalham com a evangelização da juventude, invistam em assessoria para o seu acompanhamento, motivem momentos de intensa espiritualidade e de exercício da lectio divina, revejam os encontros catequéticos tornando-os mais atraentes e envolventes, proporcionem experiências missionárias e voluntárias com os jovens, participem de suas iniciativas e de alguns momentos informais que lhe são caros. Há tanta coisa para se criar ou potencializar. Acima de tudo é necessário que eles se sintam amados.

‘Mudança de época’, ‘exercício presbiteral’ e ‘juventude’ são temas, mais do que nunca, inseparáveis. Não podemos entender um sem nos debruçarmos em entender os outros. Basta considerarmos toda a questão da cultura midiática: são os jovens que têm o domínio das redes sociais e das novas linguagens. Por mais que aprendamos as novas tecnologias jamais conseguiremos compreender as inúmeras transformações que estão acontecendo em seus pensamentos, sentimentos e relações. Há algo novo acontecendo neles que nem eles mesmos entendem. É imprescindível um olhar de respeito a este novo que carrega tanto os perigos quanto as necessárias novidades para o progresso da humanidade e a melhoria de nosso trabalho pastoral. Consideramos os jovens como uma realidade teológica: Deus tem muito a dizer à Igreja e à Sociedade através deles. Ou assumimos uma postura mais aberta e acolhedora a eles ou corremos, rapidamente, o risco de não respondermos mais aos sinais dos tempos através de nosso testemunho de entrega vocacional e de serviço pastoral.

Será que é ousadia de minha parte afirmar que se não acolhermos os jovens por opção consciente e princípio pastoral devemos fazê-lo por necessidade e sobrevivência? A Igreja e a Sociedade já estão nas mãos deles: acolhamos com respeito o que eles têm a nos ensinar e descubramos qual deve ser a nossa contribuição específica neste contexto! Acreditamos que eles são, acima de tudo, ‘o’ presente para nós. ‘Presente’ no sentido do hoje, do agora; como, também, no sentido da graça de Deus que, pelo seu Espírito, ‘faz novas todas as coisas’.

Acreditando na juventude de seu sacerdócio, querido presbítero,  independente da idade que tem no momento, e na potencialidade que os jovens carregam para construir um mundo novo peço a Deus que garanta a juventude de seu sacerdócio e um renovado ardor vocacional e pastoral nestes dias de encontro.

Que a Jovem de Nazaré, Maria, os acolha em seu abraço materno.

Com estima e orações,

Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Bispo Auxiliar de Campo Grande
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude