Semana Missionária 2013

Saiba mais informações sobre a participação de jovens estrangeiros.

5ª Jornada Diocesana da Juventude.

Confira as fotos da 5ª JDJ em Terra Boa.

Campanha da Fraternidade 2013.

Cartaz é divulgado pela CNBB.

Escola Diocesana de Líderes

Setor Juventude realiza capacitação para as juventudes com especialistas.

Camiseta Oficial

Camisetas da delegação da Diocese para a JMJ já estão prontas.

sábado, 30 de junho de 2012

Gustavo Huguenin, autor da logomarca da Jornada Mundial, chega a Terra Boa

O autor da logomarca da JMJ Rio 2013, Gustavo Huguenin, chegou a Terra Boa na tarde deste sábado. Ele foi recepcionado pelos responsáveis do Setor Juventude da Diocese, Pe. Ediberto H. de Mercena e Fábio Sexugi em Engenheiro Beltrão.


De lá, Huguenin foi conduzido até Terra Boa, onde encontrou-se com os jovens da comunidade que estão acertando os últimos detalhes para a 5ª Jornada Diocesana da Juventude. O designer gráfico, que fará a primeira catequese do dia, ficou sabendo mais sobre a cultura local, conhecendo o sotaque do Noroeste paranaense e também expressões que são desconhecidas no Estado do Rio de Janeiro, como o famoso "bobódromo": espaço das comunidades onde os jovens costumam se reunir nos finais de semana. 


À noite, ele participa da Missa na Catedral São José de Campo Mourão.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Manual do Peregrino da 5ª Jornada Diocesana da Juventude

Queridos Jovens Peregrinos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude,

O Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão se alegra pela positiva repercussão da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que acontecerá em Terra Boa, neste domingo, 1º de julho de 2012, depois de dois meses da peregrinação da Cruz da Juventude, do Ícone Mariano e da foto da Beata Chiara Luce em todas as nossas comunidades.

Ao redor destes Símbolos, nos reuniremos com jovens de todas as pastorais e movimentos juvenis diocesanos para celebrar a alegria de sermos discípulos-missionários de Jesus Cristo, tendo nossos olhos e coração abertos e voltados para o Rio de Janeiro, onde acontecerá a grande Jornada Mundial da Juventude no ano que vem. Por isso, diferentemente dos anos anteriores, procuraremos vivenciar a dinâmica da JMJ, com atividades ao ar livre, catequeses, show e celebrações: será um pequeno ensaio daquilo que viveremos juntos com o Papa em 2013.

Para orientá-los, foi elaborado este Manual. Em 10 perguntas, foram sintetizadas e respondidas as principais dúvidas levantadas até agora.

Um abraço carinhoso a todos! Rezem pelos jovens...

Até domingo!

Setor Diocesano de Juventude
Diocese de Campo Mourão - PR



MANUAL DO PEREGRINO

1. Qual o objetivo da 5ª Jornada Diocesana da Juventude?
A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), cuja realização está prevista no 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, tem por finalidade apresentar aos jovens a Pessoa de Jesus Cristo e convidá-los a fazerem uma opção consciente por Ele. É o momento em que os diversos segmentos juvenis atuantes na Diocese de Campo Mourão se encontram para celebrar a vida, cantar, rezar, adorar e aprofundar os laços de amizade, conhecendo e respeitando cada carisma juvenil como um tesouro a ser valorizado e que enriquece toda a Igreja Diocesana. A 5ª JDJ da Diocese de Campo Mourão – pioneira no Regional Sul 2 da CNBB na realização desse evento – também motivará os jovens a entrarem no clima da grande Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013.

2. Qual é a temática da 5ª JDJ?
O lema proposto pelo Papa Bento XVI às Jornadas Diocesanas de 2012 e confirmado por D. Francisco Javier é “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). Como exemplo dessa alegria, foi apresentada aos jovens a figura da jovem Beata Chiara “Luce” Badano. Essa temática foi trabalhada nos grupos previamente, por meio do subsídio elaborado pelo Setor Juventude em vista da acolhida dos Símbolos da 5ª JDJ nas comunidades.

3. Quais serão as atividades do dia?
Haverá duas catequeses (palestras): uma conduzida pelo criador da Logomarca da JMJ Rio 2013, Gustavo Huguenin, do Rio de Janeiro; e outra pela jovem Verônica Ferreira de Souza, secretária liberada da Juventude da Diocese de Umuarama: ambas sobre a Jornada Mundial. Dom Francisco Javier, Bispo de Campo Mourão, também deixará uma mensagem especial aos jovens. Dois shows estão previstos: um com o cantor Moradda e banda, de São Paulo; e outro com a Banda A.U.B., de Curitiba. Haverá Adoração Eucarística e Santa Missa. Momentos para a partilha entre as diversas pastorais e movimentos juvenis também acontecerão.

4.  Há alguma taxa a ser paga?
Para ajudar no pagamento das diversas despesas, a Diocese de Campo Mourão solicita que cada pessoa colabore com R$ 3,00. Esse valor simbólico dará direito ao café da manhã e a um crucifixo que será entregue aos participantes durante a Missa.

5.  O almoço está incluso neste valor?
Não. A comunidade de Terra Boa venderá lanches a R$ 1,00. Serão sanduíches práticos e rápidos, pois não haverá pausa para almoço. Os responsáveis pelas caravanas escolherão um horário que achar mais conveniente para que seu grupo se alimente. As barracas da Feira do Produtor (com pastéis e outros salgados) também estarão funcionando no domingo. Outra alternativa será levar de casa pratinhos para serem compartilhados.

6.  Qual o horário de início e de término do evento?
A 5ª JDJ começará às 8h00 com café da manhã e terminará com a Santa Missa. Já no Trevo de acesso à Terra Boa haverá uma equipe pronta a dar maiores informações. O início da celebração eucarística está previsto para as 15h00. A organização pede encarecidamente que os peregrinos permaneçam na Jornada até o final.

7.  Estou indo à JDJ pela primeira vez. Qual será meu papel?
Cabe aos peregrinos participar de todos os momentos propostos, com a alegria e o entusiasmo próprios da juventude. A 5ª JDJ está sendo preparada com muito carinho há meses para que cada peregrino volte para casa motivado a assumir com coragem redobrada sua missão de batizado. Isso só será possível se cada um vivenciar com coerência todos os momentos propostos: cantando quando for a hora de cantar, rezando quando for a hora de rezar, dançando quando for a hora de dançar e silenciando quando o momento exigir. Haverá diversos momentos de animação. Em Terra Boa, seremos todos peregrinos e missionários representantes das diversas paróquias da diocese. Por isso, a dispersão e a bagunça são atitudes incompatíveis com esse perfil.

8.  Sou o responsável pela caravana. Qual será meu papel?
Sua principal função é acompanhar os peregrinos do seu ônibus, mantendo-os unidos em todos os momentos e orientando-os a adotarem uma postura coerente em cada atividade proposta durante o dia. A taxa de participação dos peregrinos da sua caravana deverá ser recolhida por você e repassada aos organizadores já na chegada. Você também deverá consultar seu grupo para escolher um horário mais adequado para que todos se alimentem juntos e voltem juntos do almoço. Ainda que haja farmácias de plantão e mesmo ambulância móvel no local, é aconselhável providenciar medicamentos básicos, que não precisam de receita médica, como analgésicos e antitérmicos, ou o famoso “Dramin” para os estômagos mais sensíveis às viagens. Seja como for, é importantíssimo que você tenha clara sua missão principal: conduzir os jovens do seu grupo a ter uma vivência diferenciada da fé.

9.  O que levar na mochila para Terra Boa?
Como a Jornada acontecerá, muito provavelmente, ao ar livre, e como a previsão do tempo para o domingo indica sol e calor, é importante que os peregrinos usem roupas leves, bonés, óculos escuros, protetor solar etc. Como dançaremos, pularemos e ficaremos de pé em vários momentos, usar tênis confortável ajudará a manter a empolgação e a se cansar menos. Não se esqueçam dos documentos e, no caso dos menores de idade, da autorização dos pais/responsáveis. Para identificarem-se, usem o uniforme do grupo de vocês, crachás e levem suas bandeiras e faixas. E, para fazer amizades, que tal providenciar alguma lembrancinha para trocar? Ex: fitinhas, medalhas, “santinhos” do(a) Padroeiro(a) da sua cidade, ou outra recordação do seu grupo de jovens. É uma prática muito comum na Jornada Mundial e ajuda a criar um clima de partilha e unidade. E, claro, câmera fotográfica para registrar tudo.

10.  Pós-JDJ. E agora?
Na Missa de encerramento da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, seremos enviados a anunciar e a testemunhar nossa fé, como os apóstolos no dia de Pentecostes. A JDJ nos colocará a caminho da Jornada Mundial da Juventude, quando nos encontraremos com o Papa e com jovens do mundo inteiro, numa experiência de fé que muda a vida da gente; e da Semana Missionária, durante a qual acolheremos jovens estrangeiros em nossa diocese. Mas, acima de tudo, a JDJ deve nos animar a levar a Boa Nova do Cristo Ressuscitado às nossas realidades paroquiais, reavivando nossas pastorais e movimentos para a evangelização da juventude.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

5º Cursilho Misto para Jovens é realizado

O Movimento de Cursilho da Cristandade realizou entre nos dias 22, 23 e 24 de junho o 5º Encontro Misto de Jovens. O evento, que aconteceu no Centro de Formação Dom Eliseu do Lar Paraná em Campo Mourão, reuniu 100 jovens provenientes das diversas paróquias da diocese.


O encontro foi concluído com uma Celebração Eucarística na capela presidida pelo assessor do movimento, Pe. Carlos Cezar Cândido.



O Setor Juventude reconhece os esforços do Cursilho e faz votos de que Cristo fortaleça cada vez o fortaleça, para que cumpra com fidelidade e entusiasmo sua missão, evangelizando ambientes e assumindo seu papel na propagação do evangelho aos jovens da Diocese de Campo Mourão. 




Oração Oficial da 5ª Jornada Diocesana da Juventude

Deus de Verdade e Amor, o vosso Filho, Jesus Cristo, fazendo-se carne, alimentando-nos com a Eucaristia, morrendo na cruz e ressuscitando dos mortos, revela-se a nós, que o buscamos com a sinceridade e a inquietação da nossa juventude, como o motivo da nossa alegria.

Enquanto celebramos a 5ª Jornada Diocesana da Juventude, nós nos esforçamos, com vossa graça, para sermos jovens fiéis em palavras, gestos e ações. Com a vossa ajuda, queremos ser jovens que vivenciam contentes a verdade do Evangelho. Queremos ser jovens capazes de amar em todas as circunstâncias e de oferecer um testemunho alegre de esperança e paz para todos.

Rezamos pelo Papa Bento e aguardamos com alegria sua visita para celebrarmos juntos a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, com jovens de todos os continentes. Enquanto isso, ensaiamos aqui em nossa diocese esta grande festa de fé e alegria no Senhor, para anunciá-Lo com coragem aos jovens que ainda não vos conhecem. 

Com Maria, aquela que se alegrou pela vossa Encarnação, e com a Bem-Aventurada Jovem Chiara Luce, que comunicou-nos a alegria de vos amar, nós seremos anunciadores da unidade e construtores da Civilização do Amor.

Isso nós vos pedimos em Nome de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor. 

Amém!


sábado, 23 de junho de 2012

Símbolos da 5ª JDJ são recebidos com festa em Peabiru

A Igreja Matriz de Peabiru ficou cheia para a Celebração Eucarística da Vigília da Natividade de São João Batista, Padroeiro do Município. Foi nesse contexto que os jovens de Engenheiro Beltrão levaram à comunidade peabiruense os Símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude: a Cruz Peregrina, o Ícone da Mãe de Deus, e a foto da Beata Chiara "Luce" Badano.





Após a homilia do Pároco, Pe. Wagner Zacarias Rufino, que presidiu a Santa Missa, os jovens Wanderley Mafra, coordenador diocesano da PJ, e Priscilla Pinheiro, coordenadora paroquial da RCC, fizeram a leitura da bibliografia da Padroeira da 5ª JDJ, Chiara Luce, emocionando os jovens que acompanhavam tudo atentos, sentados ao redor dos Símbolos.



Esta Eucaristia, concelebrada pelos padres Luca Pelis e Cézar Luciano Fernandes, ainda marcou para a apresentação do novo Altar Fixo erigido em granito. A Igreja Matriz São João Batista de Peabiru é a que conserva o maior patrimônio artístico-cultural da Diocese de Campo Mourão.


Após a Missa, houve a tradicional bênção da fogueira e queima de fogos.





Os Símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude serão conduzidos até Araruna, neste domingo, 24 de junho.

Equipe da Escola Diocesana de Líderes se reúne em Campo Mourão

A primeira etapa da Escola Diocesana de Líderes, organizada pelo Setor Juventude, será realizada no final de julho. Por isso, alguns membros que compõe a equipe de assessoria se reuniram para definir alguns detalhes, como o cronograma e outras questões práticas.

O primeiro encontro será assessorado pelo Prof. Jorge Leandro Delconte Ferreira, que é Chefe de Departamento Ciências Contábeis da Fecilcam e ex-consultor do Sebrae. Além dele, também participaram da reunião no Centro Catequético de Campo Mourão, a jovem Lorena Torres, com os pais José Torres da Silva e Dejanira Torres.


As inscrições para esta Escola de Líderes estão sendo feitas pela internet no endereço:

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Comunidade de Terra Boa preparada para acolher a 5ª JDJ

Toda a comunidade da Paróquia São Judas Tadeu de Terra Boa está preparada para acolher, em 1º de julho, a 5ª Jornada Diocesana da Juventude: evento que lançará na diocese o Projeto Bote Fé.

Para acertar os últimos detalhes, os jovens da comunidade, a presidente do Conselho Paroquial, D. Shirley e o irmão dehoniano Valdemar Érico Scramin, estiveram reunidos em Terra Boa com o coordenador diocesano do Setor Juventude, Fábio Sexugi. Entre outras coisas, ficou acertado que a divulgação na cidade e nas capelas será intensificada a partir deste final de semana; que o café da manhã será oferecido gratuitamente durante a acolhida; e que o lanche servido no almoço será prático e de valor bem acessível: R$ 1,00.

Além dos jovens, as senhoras da Mãe Peregrina e da Pastoral da Criança e membros de outros serviços da comunidade colaborarão durante todo o dia.


Desde já, o Setor Juventude agradece à juventude de Terra Boa pelo entusiamo na preparação desde evento que colocará toda a diocese a caminho da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

terça-feira, 19 de junho de 2012

"Welcome, pilgrims!" Diocese de Campo Mourão acolherá estrangeiros na Pré-Jornada

Das 18 dioceses do Paraná, apenas 4 foram pré-selecionadas para acolher peregrinos estrangeiros no ano que vem durante a Pré-Jornada que, no Brasil, será chamada de "Semana Missionária". Campo Mourão é uma delas.

Poster de divulgação nos redes sociais.
Na Diocese de Campo Mourão, a Semana Missionária acontecerá entre os dias 17 e 20 de julho do ano que vem, e oferecerá aos jovens peregrinos, além do contato com os grupos das variadas pastorais e movimentos juvenis e a experiência das comunidades paroquiais, uma vivência da realidade sócio-cultural da região, por meio de visitas a orfanatos, asilos, casas de recuperação e outros trabalhos sociais desenvolvidos pela diocese. Também confraternizações e celebrações jovens estão sendo programadas para este momento que deverá marcar a história da evangelização juvenil.

Como o desafio é grande, grande também deverá ser a equipe que organizará esta acolhida, e que deverá envolver diversos segmentos religiosos (paróquias e pastorais) e civis (como prefeituras, escolas e univerdades), mas também uma rede de voluntários jovens.

Jovens na Pré-Jornada em Sevilha em 2011.
A primeira atividade a ser desenvolvida é uma campanha de divulgação da nossa diocese pelas mídias sociais. Para isso, o Setor Juventude está convidando algumas pessoas que dominem um outro idioma, para os vídeos promocionais que serão feitos a partir de julho.

Além da Diocese de Campo Mourão, Curitiba, Maringá e Ponta Grossa também receberão estrangeiros na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro em 2013.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Modelo oficial de camiseta da Diocese de Campo Mourão para a JMJ Rio 2013

O Setor Juventude divulgou hoje o modelo oficial da Diocese de Campo Mourão para a Jornada Mundial da Juventude. A decisão de fazer uma camiseta única foi acordada nas duas últimas reuniões do Setor, com a finalidade de manter um testemunho de unidade também na questão visual.

Lembrando a camiseta da Seleção Brasileira, a versão diocesana traz o nome do País, a logomarca da JMJ, o símbolo do Setor Juventude, e o nome da Diocese. Atrás, cada grupo irá personalizá-la conforme a Pastoral ou o Movimento a que pertença.

As camisetas poderão ser confeccionadas nas próprias cidades dos grupos. Pede-se, no entanto, que a coordenação do Setor Juventude seja comunicada e, assim, os grupos recebam gratuitamente a arte padronizada, conforme o Manual de Identidade Visual da JMJ 2013.

Algumas camisetas estarão disponíveis na 5ª JDJ.

domingo, 17 de junho de 2012

D. Javier preside celebração de acolhida dos Símbolos em Ivailândia

Seguindo o caminho da Cruz Peregrina da Jornada Diocesana da Juventude, os jovens de Quinta do Sol entregaram os símbolos da JDJ à Paróquia São Gabriel Arcanjo e São Sebastião, no distrito de Ivailândia, onde foram recepcionados com alegria pela comunidade local. A santa missa foi presidida pelo Pe. Benedito e o Bispo Dom Javier, que também realizou a investidura das novas ministras da Eucaristia.



A comunidade e os jovens de Ivailândia acolheram a Cruz, o ícone de Nossa Senhora e a imagem da beata Chiara Luce com alegria e interessados em conhecer seus significados e suas histórias, num descontraído bate-papo com os jovens de Quinta do Sol após a missa. E já programando a participação de ambos os grupos na Jornada Diocesana em Terra Boa, no dia 1 de julho.





O bispo Dom Javier aproveitou o momento para falar da preparação para Jornada Mundial da Juventude 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro e nossa diocese será uma das acolhedoras dos jovens vindos de várias partes do mundo para a Semana Missionária, que antecede a JMJ-2013.

Fotos e informações:

D. Javier: "5ª JDJ será momento de comunhão e fortalecimento da Juventude"

Além de Gustavo Huguenin, Verônica F. de Souza e das Bandas A.U.B. e Moradda, Dom Fracisco Javier, Bispo de Campo Mourão, também estará presente na 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que acontecerá em Terra Boa, em 1º de julho de 2012.

Dom Javier escreveu uma Carta-Convite incentivando a participação de todos os jovens das diversas paróquias da diocese. Clique na figura abaixo para lê-la.



Setor Juventude discute 5ª JDJ

O Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão realizou neste sábado, 16 de junho, uma reunião no Centro Catequético de Campo Mourão para discutir o cronograma final da 5ª Jornada Diocesana da Juventude.



Estiveram presentes representantes da Juventude de Ação Mariana, da Pastoral da Juventude, do Ministério Jovem da RCC, do Cursilho e da Juventude de Schoenstatt. Todos concordaram que a JDJ deve ser dinâmica e cativante, aproveitando bem todos os momentos.

As lideranças juvenis também deliberaram pela realização, na diocese, do projeto esportivo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, o "Bote Fé na Vida", que acontecerá em 22 de julho, na cidade de Campo Mourão.


sábado, 16 de junho de 2012

JMJ 2013: Setor Juventude participa de encontro estadual de preparação

Maringá sediou, na última sexta-feira, 15 de junho, o Encontro Estadual de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013. A Diocese de Campo Mourão esteve representada pelo Pe. Gaspar (coordenador da Ação Evangelizadora), Pe. Ediberto (assessor do Setor Juventude), Pe. Wagner (assessor da PJ), Fábio Sexugi (coordenador do Setor Juventude), Wanderley Mafra (coordenador da PJ), Gilberto H. Santos (coordenador da Juventude Mariana) e Claudinei de Lima (coordenador estadual da PJ). Outras 17 dioceses também enviaram seus representantes, assim como a Eparquia da Igreja Católica de Rito Ucraniano, para preparar as atividades rumo à JMJ 2013.


Pe. Carlos Sávio, responsável pelo Setor Juventude da CNBB, e o Pe. "Toninho" Ramos do Padro, responsável pela peregrinação da Cruz da Juventude, assessoram o evento e esclareceram dúvidas relativas ao Projeto "Bote Fé" que acontece em todas as dioceses brasileiras.


Fábio Sexugi partilhou as experiências positivas da caminhada do Setor Juventude na diocese, destacando, entre outras coisas, a realização da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, evento pioneiro no Paraná.


Após a celebração da Santa Missa, presisidida por D. João Bosco, bispo de União da Vitória, foram deliberados assuntos de ordem prática, como a logística e a divulgação da pegrerinação da Cruz pelo Estado do Paraná.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Carta-Convite para a 5ª Jornada Diocesana da Juventude

O Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão divulgou a Carta-Convite contendo informações importantes sobre a 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que acontecerá em Terra Boa, no dia 1º de julho de 2012.



O material de divulgação da JDJ está aqui http://setorcm.blogspot.com.br/2012/05/ajude-divulgar-5-jmj.html


domingo, 10 de junho de 2012

Quinta do Sol acolhe Símbolos da 5ª JDJ

Com alegria e entusiasmo, os símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude foram acolhidos na Paróquia São Judas Tadeu em Quinta do Sol na manhã deste domingo, 10 de junho. Vindos da Paróquia do Divino Espírito Santo, da cidade de Fênix, os jovens chegaram trazendo a Cruz da Jornada, o ícone de Nossa Senhora e a foto da beata Chiara Luce, padroeira da JDJ 2012.

Recepcionados durante a celebração da Santa Missa, foram convidados pelo Pe. Roberto a adentrar na igreja e mostrar à assembleia os símbolos, que foram colocados no altar. A importância de ações de comunhão e evangelização juvenil esteve entre os temas da homilia e ao final da missa, os jovens da comunidade de Quinta do Sol foram convidados para participar da Celebração Jovem de Acolhimento dos Símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que aconteceu na noite deste domingo, a partir das 19h00 na Igreja Matriz São Judas Tadeu.





A noite deste domingo, 10 de junho, foi de muita oração e união na Paróquia São Judas Tadeu, em Quinta do Sol. O Setor Juventude paroquial organizou na Igreja Matriz, a celebração de acolhimento dos símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude.





A Cruz Peregrina, o ícone de Nossa Senhora e a foto da beata Chiara Luce Badano, padroeira da JDJ 2012 foram recepcionados com grande entusiasmo pelos jovens quintassolenses. A celebração inspirada no subsídio diocesano contou com leituras, reflexões e cânticos para alegrar os corações e espalhar pela comunidade o carisma do protagonismo evangelizador dos jovens.





Os símbolos trazidos da paróquia de Fênix, agora serão levados pelos jovens quintassolenses para a Paróquia do Distrito de Ivailândia no próximo fim de semana e assim, seguir a caminhada até a celebração em Terra Boa, no dia 1º de julho.





Fotos e informações:


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reinaldo Batista e Arielli Dallago são entrevistados na TV Canção Nova

Na última terça-feira, 5 de junho, o cantor e apresentador Dunga entrevistou os jovem Reinaldo Batista, coordenador diocesano do Ministério Jovem, e sua noiva, Arielli Dallago.

Reprodução da TV.
Os jovens deram testemunho da sua caminhada de namoro e da expectativa em vista do Sacramento do Matrimônio, que acontecerá em novembro. Ao final, Reinado destacou a unidade da juventude conquistada em comunhão com o Setor Diocesano de Juventude e divulgou a 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que será realizada em 1º de julho, em Terra Boa.

A entrevista ao vivo foi ao ar no programa PHN da TV Canção Nova. O Setor Juventude compilou os melhores momentos, que estão disponíveis logo abaixo.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jovens preparam tapetes para o Corpus Christi

No feriado do Corpo de Cristo, festa genuinamente católica, as ruas de diversas paróquias da Diocese de Campo Mourão - PR foram enfeitadas pelos jovens com os tradicionais tapetes com motivos litúrgicos.

Em Barbosa Ferraz, onde os Símbolos da 5ª JDJ estão nesta semana, os jovens do Jufem, da Jumas e da PJ da Paróquia Nossa Senhora das Graças decoraram com areia colorida o trajeto por onde a Sagrada Comunhão Eucarística foi conduzida em procissão. Entre as figuras, estão símbolos bem atuais, como a cruz da Jornada Diocesana da Juventude e o logo da JMJ 2013, mas também ícones do Facebook, como o da ferramenta "Curtir".





Já os jovens do Ministério Jovem da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, do Lar Paraná em Campo Mourão, acordaram cedo para retratar nos tapetes com pó de serra a problemática da Campanha da Fraternidade 2012 sobre Saúde Pública.




Já em Goioerê, os jovens do Grupo Teófilos, vinculado ao Ministério Jovem, empregaram areia colorida para retratar figuras eucarísticas tradicionais.




Em Quarto Centenário, os jovens contaram com o apoio da Grupo de Oração para enfeitarem o trajeto da procissão.



Em Juranda, os jovens prepararam um caminho com tapetes e bandeiras da Pastoral da Juventude.


Também em Quinta do Sol, a juventude expressou sua criatividade ao longo de todo trajeto da procissão de Corpus Christi, com figuras religiosas elaboradas a partir de diversos materiais.





Seu grupo também colaborou na ornamentação das ruas? Envie as fotos para o e-mail sexugi@gmail.com para serem divulgadas aqui também.