Semana Missionária 2013

Saiba mais informações sobre a participação de jovens estrangeiros.

5ª Jornada Diocesana da Juventude.

Confira as fotos da 5ª JDJ em Terra Boa.

Campanha da Fraternidade 2013.

Cartaz é divulgado pela CNBB.

Escola Diocesana de Líderes

Setor Juventude realiza capacitação para as juventudes com especialistas.

Camiseta Oficial

Camisetas da delegação da Diocese para a JMJ já estão prontas.

domingo, 29 de julho de 2012

Etapa inicial da Escola de Formação é realizada

Aconteceu no Centro de Formação Dom Eliseu em Campo Mourão, nos dias 28 e 29 de julho, a primeira etapa da Escola Diocesana de Formação de Lideranças (EDFL). Ao todo, 54 jovens – indicados pelos párocos – refletiram sobre o tema "História de Vida" por meio de atividades vivenciais diversificadas.

O encontro foi assessorado pelo chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Fecilcam, Prof. Jorge Leandro Delconte Ferreira. Mestre em Administração, especialista em Dinâmica dos Grupos e ex-consultor do SEBRAE, Jorge conduziu com muita propriedade estudos dirigidos sobre o papel do líder de pastorais e movimentos eclesiais católicos, provocando uma reflexão aprofundada a respeito das fases de desenvolvimento dos grupos.

Uma das atividades propostas foi a elaboração de cartazes nos quais a trajetória de vida de cada participante fosse representada por meio de recortes de revistas. A história retratada e compartilhada por cada um foi, depois disso, confrontada com o estilo de vida proposto por Jesus e vivenciado com radicalidade pela Beata Chiara "Luce" Badano. Aliás, "Luce!" foi a palavra escolhida pelos participantes para ser usada como uma saudação exclusiva do grupo. A expressão – "luz" em italiano – também quer significar, graças à similaridade fonética, "Lute!": um encorajamento para que cada qual continue firme na luta.

Além das diversas dinâmicas, houve Adoração Eucarística e Santa Missa de encerramento presidida pelo assessor do Setor Juventude, Pe. Ediberto Henrique de Mercena.

A EDFL terá outras três etapas sequenciais. A próxima acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro, em Campo Mourão.

Vídeo com depoimentos de participantes.

Clique na foto abaixo para ver o álbum do encontro na página do Setor Juventude no Facebook.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Setor Juventude realiza 1ª etapa da Escola Diocesana de Formação de Lideranças


Conforme previsto no Projeto “Reconhecimento e Fortalecimento das Juventudes” do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, será realizada neste final de semana a primeira etapa da Escola Diocesana de Formação de Lideranças. Trata-se de uma resposta concreta do Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão a um dos problemas consensualmente apontados pelos coordenadores das diversas expressões juvenis: a escassez de lideranças juvenis e a falta de formação consistente e continuada dos jovens.

Esta primeira etapa terá início às 14h30 deste sábado, dia 28 de julho, no Centro de Formação Dom Eliseu, no Lar Paraná em Campo Mourão, e encerrará no domingo, 29, com celebração eucarística às 14h.

O assessor será o Prof. Jorge Leandro Delconte Ferreira. Ele é mestre em Administração e chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Fecilcam. Foi coordenador e assessor da Pastoral da Juventude, tendo trabalhado por muito tempo como consultor do SEBRAE. Ele desenvolverá o tema “História de Vida”.

terça-feira, 24 de julho de 2012

PJ de Ubiratã promove "Arraiá com Cristo"

Os jovens da Pastoral da Juventude da Paróquia Santo Antônio de Ubiratã promovem neste sábado, dia 28 de julho, o "Arraiá com Cristo". A festividade começa com a Santa Missa na matriz e prossegue no Salão Paroquial com diversas atividades e comidas típicas.

Haverá show com a banda Mistura Universitária. O valor arrecadado durante os festejos serão revertidos à evangelização juvenil da comunidade.


domingo, 22 de julho de 2012

"Bote Fé na Vida" mobiliza dezenas em Goioerê

Abrindo contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude 2013 - maior evento que envolve jovens católicos no mundo, e que no ano que vem acontece no Brasil, a Juventude de Ação Mariana (JAM) de Goioerê, realizou o evento "Bote Fé na Vida".


As atividades começaram no sábado, com um passeio ciclístico. Neste domingo, dezenas de pessoas passaram pela Praça da Igreja Matriz, participando de atividades físicas e esportivas - como uma caminhada e uma corrida - e realizando exames de pressão e de glicemia, oferecidos gratuitamente. Segundo os organizadores do movimento, a proposta é promover a Saúde e a qualidade de vida, baseado na Campanha da Fraternidade deste ano.



As atividades foram realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde e de Esportes. 

O evento abre contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude, que daqui há um ano acontece no Brasil. 

Fonte: Gazeta Regional

terça-feira, 3 de julho de 2012

CDAE realiza encontro para discutir prioridades do 19º PDAE

Para avaliar as atividades desenvolvidas neste primeiro ano do lançamento do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (PDAE), a CDAE reuniu, nesta terça-feira (3 de julho), representantes das prioridades Juventude, Família e Catequese.


O coordenador diocesano do Setor Juventude, Prof. Fábio Alexandro Sexugi, fez um resumo das atividades realizadas até agora, enfatizando o êxito da 5ª Jornada Diocesana da Juventude bem como da sua preparação. Sexugi também destacou a Semana Missionária, durante a qual a Diocese de Campo Mourão acolherá jovens peregrinos provenientes de outros países para a Jornada Mundial da Juventude.


Na sequência, o assessor do Setor Juventude, Pe. Ediberto Henrique de Mercena, deu destaque à Escola Diocesana de Formação de Liderança, prevista no primeiro projeto do 19º PDAE, reforçando o projeto Bote Fé na Vida: evento desportivo nacional que será realizado em todas as dioceses do país no próximo 22 de julho.


A Irmã Dionísia Pereira Duarte, secretária da Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora, e o Pe. Gaspar Gonçalves da Silva, coordenador, dividiram os participantes em grupos por prioridade, para que avaliassem o andamento dos projetos neste primeiro ano, de modo que os avanços fossem destacados, mas que, por outro lado, as dificuldades também fossem refletidas.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fotos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude

Confira abaixo diversos cliques dos peregrinos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude realizada em Terra Boa no dia 1º de julho de 2012.

Álbum do Setor Juventude

Veja mais fotos nos álbuns abaixo:

Álbum do blog da PJ Estadual
http://pjparana.blogspot.com.br

Álbum da PASCOM  

Cerca de 2 mil jovens participaram da 5ª JDJ em Terra Boa

A comunidade de Terra Boa acolheu, no último domingo, 1º de julho, uma multidão de jovens para a 5ª Jornada Diocesana da Juventude. À luz do lema "Alegrai-vos sempre no Senhor", os peregrinos de todas as comunidades paroquiais da Diocese de Campo Mourão puderam cantar, rezar e fortalecer os vínculos de amizade. Ao longo do dia, cerca de 2 mil jovens participaram da Jornada.




Os organizadores planejaram oferecer aos jovens uma experiência, ainda que limitadamente, daquilo que acontece numa Jornada Mundial: catequeses, adoração eucarística, contato com outras realidades juvenis e, claro, muita música. Não por acaso, a primeira atividade do dia, após o café da manhã, foi um show musical com Moradda. Com uma competente banda, o cantor, que reside em São Paulo, cantou seus principais sucessos e agradou aos participantes.




Logo em seguida, os Símbolos da 5ª JDJ, que visitaram todas as paróquias, foram entronizados solenemente no palco, conduzidos por jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Jussara. A cruz da juventude (que lembra a cruz do primeiro local de culto de Campo Mourão, contendo a logomarca da JMJ e o símbolo do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora), o Ícone de Nossa Senhora e a foto da padroeira da Jornada Diocesana, a Beata Chiara Luce Badano, permaneceram no palco durante todo o dia.





Uma novidade desta Jornada foi a presença de sacerdotes atendendo confissões durante o dia. Muitos jovens se reconciliaram com Deus por meio do Sacramento da Reconciliação.





Gustavo Curty Huguenin, designer gráfico que criou o símbolo oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, conduziu a primeira catequese do dia. O jovem que é morador da cidade de Cantagalo no Estado do Rio de Janeiro, falou aos peregrinos sobre a história das Jornadas Mundiais, dando um importante testemunho de sua caminhada.




O momento mais impactante do dia, certamente, foi o da Adoração Eucarística: sob o sol forte do meio-dia e em praça pública, toda a juventude se prostrou diante de Jesus na Eucaristia. Uma profunda reverência e uma verdadeira comunhão fraterna marcaram este momento, cujas dificuldades os jovens foram desafiados a superar.




Após o almoço, os peregrinos foram saudados pelos religiosos da Fraternidade O Caminho de Campo Mourão, que conduziram um bonito momento de espiritualidade.




Muito aguardada, a performática Banda A.U.B. de Curitiba também marcou presença, agitando a todos com o melhor do rock. Nem o sol forte fez com que os jovens arrendarem o pé.




Em seguida, a jovem Verônica Ferreira de Souza, secretária liberada da PJ e do Setor Juventude da Diocese vizinha de Umuarama, partilhou um pouco da sua experiência na Jornada em Madri e destacou a semelhança entre a 5ª JDJ com as atividades vivenciadas lá.




Uma celebração Eucarística foi celebrada ao final da 5ª Jornada, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Aédio Odilon Pego, e concelebrada por diversos padres, tanto Dehonianos, quanto diocesanos. 






Jovens ministros da Eucaristia, especialmente convidados para a celebração, também colaboraram. 




Um crucifixo de madeira foi entregue aos jovens como um sinal visível do compromisso assumido nesta Jornada: a de levar a mensagem de Jesus Cristo a todos os ambientes onde a juventude está.





A repercussão da 5ª Jornada Diocesana da Juventude nas redes sociais tem sido bem positiva. Os jovens retornaram para suas comunidades bem motivados a assumir com ânimo redobrado suas atividades.

A 5ª Jornada Diocesana da Juventude marcou para a Diocese de Campo Mourão o início das atividades em vista da grande Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.