Fruto do sonho de anos das próprias lideranças juvenis que percebiam a necessidade evangélica de superar divisões e estruturas mutuamente hostis, mas sem abrir mão das próprias riquezas carismáticas, o Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão – PR começou a estruturar-se efetivamente durante a administração pastoral do Bispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, que encarregou o jovem José Carlos Klipsten de Mamborê, em meados de 2005, dando início ao diálogo e traçando coletivamente as primeiras linhas de ação em comum para as juventudes católicas, até o ano de 2007.
No ano seguinte, Dom Mauro convidou o jovem Fábio Sexugi, de Peabiru, para que assumisse a coordenação do Setor até 2010, contando com a assessoria do Pe. Ediberto Henrique de Mercena, pároco de Corumbataí do Sul, tendo sido reeleitos durante assembléia geral em 5 de dezembro 2010 (em Peabiru) para a continuação dos trabalhos da até 2013.
Além de reuniões, foram realizados eventos coletivos de evangelização das juventudes, começando pela 1ª Jornada Diocesana da Juventude, realizada nos dias 19 e 20 de julho de 2008, conseguindo reunir centenas de jovens em Farol – PR. O tema/lema desta Jornada foi o mesmo da JMJ em Sidney: “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1,8).
|
1ª Jornada Diocesana da Juventude em Farol. |
No ano seguinte, a 2ª Jornada Diocesana da Juventude teve vez nas dependências do Colégio Vicentino Santa Cruz, em 19 de julho de 2009, na cidade de Campo Mourão. O tema desenvolvido foi trajetória das pastorais e movimentos juvenis na caminhada dos 50 anos da Diocese de Campo Mourão. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Dom Javier.
|
2ª Jornada Diocesana da Juventude em Campo Mourão. |
Em 25 de outubro de 2009, Campina da Lagoa sediou o DNJ, no qual os jovens foram encorajados encorajando-os a posicionar-se “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”.
|
DNJ 2009 em Campina da Lagoa. |
No ano de 2010, três eventos foram organizados pelo Setor Juventude: a 1ª Gincana de Integração da Juventude, em 11 de abril, na cidade de Peabiru, adotando o tema da Campanha da Fraternidade 2010, sobre economia.
|
1ª Gincana de Integração da Juventude em Peabiru. |
A 3ª Jornada Diocesana da Juventude, celebrada em 18 de julho de 2010, na cidade de Goioerê. Para este evento, um subsídio com três encontros foi preparado pelo coordenador Sexugi e pela assessora da Pastoral da Juventude, Sandra Bazzanini “Tatá” e enviado aos grupos para que os jovens refletissem previamente o tema: “Unidade na Diversidade” e o lema: “Todos nós formamos um só Corpo.” (1ªCor 12).
|
Adoração durante a 3ª JDJ em Goioerê. |
O Jubileu do Dia Nacional da Juventude (DNJ), em 24 de outubro de 2010, foi celebrado em Araruna, contando com a presença de centenas de jovens, entre os quais os integrantes da Igreja Greco-Católica Ucraniana, que abriram o evento com danças típicas.
|
Abertura do DNJ 2010 em Araruna. |
O ano de 2011 foi intenso para o Setor Juventude, que começou as atividades convidando os grupos para a 2ª Gincana de Integração da Juventude, em 27 de fevereiro, em Rancho Alegre d’Oeste, adotando-se o tema da Campanha da Fraternidade sobre a vida no Planeta.
|
Anúncio do resultado da 2ª Gincana em Rancho Alegre. |
Em 17 de julho, na cidade de Campina da Lagoa, centenas de jovens participaram da 4ª Jornada Diocesana da Juventude, que repercutiu o tema/lema da JMJ de Madri: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7). Foi um momento de profunda comunhão e anúncio querigmático.
|
Missa da 4ª JDJ em Campina da Lagoa. |
E em 30 de outubro, o grande encontrou foi em Barbosa Ferraz, para a celebração do Dia Nacional da Juventude, que abordou a importância da participação feminina na vida da Igreja.
|
Marcha do DNJ 2011 em Barbosa Ferraz. |
Além destes eventos de massa, os coordenadores diocesanos das juventudes foram convocados para refletir sobre os questionários emitidos pelas comunidades e elaborar três projetos destinados à evangelização da Juventude, os quais, uma vez aprovados pelo Bispo Diocesano, pela CDAE e pela equipe de assessoria, foram inseridos no 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora.
|
Equipe de elaboração dos projetos do 19º PDAE. |
Em 20 de novembro, nas dependências do Seminário Menor da Sagrada Família em Peabiru, realizou-se a Assembléia Geral, com a participação de todos os segmentos, na qual se assumiu o compromisso de intensificar a evangelização e estendê-la para as comunidades que ainda não possuem nenhum grupo de nenhuma pastoral.
|
Assembleia Geral em Peabiru. |
E, finalmente, o Setor Juventude realizou, experimentalmente, o Acampamento de Oração e Música dias 26 e 27 de novembro, durante o evento Cristo É Nosso Show, no Parque de Exposições de Campo Mourão.
|
Acampamento de Oração e Música 2011. |
As atividades de 2012 tiveram início em 29 de janeiro, o secretário regional da CNBB, Pe. Mário Spak, fez o lançamento do Projeto Estadual "Rio que Cresce em Nós" em vista da Jornada Mundial da Juventude de 2013. O encontro, que reuniu representantes da maioria das paróquias, realizou-se na Casa de Formação do Lar Paraná, em Campo Mourão.
|
Lançamento do Projeto "Rio que cresce em nós". |
A 3ª Gincana da Juventude, realizada em 19 de fevereiro, em Ubiratã, convidou os jovens a refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade alusiva à Saúde Pública.
|
Equipe bicampeã da 3ª Gincana da Juventude em Ubiratã. |
O Setor Diocesano de Juventude
O Setor Juventude é um espaço da Diocese de Campo Mourão – PR que visa articular, convocar e propor orientações para a Evangelização da Juventude, de modo que se respeite o protagonismo dos jovens, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade de todas as pastorais e movimentos juvenis em vista da unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Documento de Aparecida.
Em nossa Diocese, o Setor Juventude está ligado ao Bispo Dom Francisco Javier Paredes, tendo o Pe. Ediberto Henrique de Mercena como Assessor diocesano, e o Prof. Fábio Sexugi, como coordenador geral. À coordenação do Setor, também se integram os responsáveis diocesanos por cada expressão juvenil atuante na diocese, que é rica em carismas. Todas as ações do Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão acontecem em sintonia com as deliberações da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.
Constituem o Setor Diocesano de Juventude: Pastoral da Juventude (PJ), RCC – Ministério Jovem, Juventude de Ação Mariana (JAM), Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt (JUMAS e JUFEM), Escolas Vicenciais do Cursilho de Cristantade, Juventude Missionária, Juventude Marial Vicentina e Pastoral do Surdo. São chamados a aderirem às discussões e iniciativas do Setor Juventude também as novas comunidades e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.
A atuação do Setor Juventude tem favorecido o diálogo entre os segmentos, a partir de reuniões conjuntas, reflexões comuns e atividades assumidas coletivamente, em especial os eventos com caráter de massa que, na Diocese de Campo Mourão, são três: Gincana da Juventude, Jornada Diocesana da Juventude e DNJ.
Cada experiência de evangelização juvenil mantém sua própria organização e atividades específicas, co-assumindo também a responsabilidade pelos eventos destinados a todos os jovens cristãos católicos da região.
A diversidade carismática da juventude é considerada uma riqueza e deve ser conhecida e valorizada cada vez mais.
As metas do Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão
Durante Assembléia Geral em novembro de 2011, os líderes juvenis reunidos assumiram o compromisso de:
- Favorecer o anúncio da Pessoa e do Projeto do Jovem de Nazaré;
- Ser expressão eclesial e social da diversidade juvenil;
- Fortalecer e ampliar a ação evangelizadora da Igreja;
- Favorecer a integração e o diálogo entre os segmentos juvenis da Diocese;
- Dinamizar as atividades comuns para a evangelização, considerando as necessidades da Diocese de Campo Mourão e as especificidades de cada segmento juvenil.