domingo, 26 de fevereiro de 2012

Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt

Coordenador do Jumas
Fernando (Barbosa Ferraz)

Coordenadora do Jufem
Jossiane Lúcia (Barbosa Ferraz)

Assessor Diocesano:
Pe. Jorge Pereira da Silva

Contato:
Aguardando informações.


Histórico e Carisma:

As Juventudes de Schoenstatt do Brasil são ramos que pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, iniciado em nosso país no ano de 1940 e composto por jovens com idade acima de 14 anos. Os diversos grupos espalhados pelo Brasil buscam testemunhar nos mais diversos ambientes (escola, universidade, profissão, família, entre amigos) a dignidade masculina e feminina e os valores de uma juventude nobre, pura e livre.

O JUMAS e a JUFEM estão presente em diversos lugares do mundo, tendo seu marco inicial na Alemanha, no dia 15 de agosto de 1931. No Brasil os grupos estão espalhados nas quatro regionais: Sudeste, Paraná, Sul e Nordeste, buscando a nossa unidade nacional.

A espiritualidade do JUMAs nasce do Fundador Pe. Kentenich, de modo que sejam formados pequenos grupos de vivência cristã, com no máximo 20 rapazes, tendo por objetivo principal buscar a renovação religiosa e moral da sociedade, formando um Homem Novo numa Nova Comunidade. Este objetivo se realiza por meio da auto-educação e do apostolado, cultivando uma consciente aspiração à santidade, baseado no exemplo de Maria e na força da Aliança de Amor com Ela.

A JUFEM tem por lema: “Lírio do Pai, Tabor para o mundo”. Nele está presente toda a espiritualidade, aspiração e estilo de vida: viver o ideal “Tabor” que o próprio fundador da Obra de Schoenstatt deixou como legado; e caminhar buscando a filialidade heróica, a pureza e a missão apostólica. Este ideal encoraja a cada jovem da Juventude Feminina do Brasil, a serem reflexos originais e autênticos da Mãe de Deus, a partir da Aliança de Amor e do carisma schoenstattiano.

Os jovens deste movimento organizam-se em grupos, realizando diversas atividades tanto em nível local quanto regionalmente, promovendo encontros, reuniões, missões, atividades apostólicas, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário