terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A unidade foi o prêmio principal em Ubiratã

Amigas e Amigos Jovens,


Que domingo divertido nós tivemos em Ubiratã! O empenho dos jovens da Paróquia Santo Antônio merece o nosso reconhecimento: o Aleksander Guimarães, por exemplo, que esteve à frente da organização na comunidade, nem dormiu de tanto trabalho. Além dos grupos 0800 DDJ, Resgatando Almas e Movimento Serra, a própria família dele estava lá servindo à juventude no bar, no júri e na bilheteria.

E tudo estava impecável: a recepção no trevo, o café da manhã, a Missa presidida pelo Pe. Mário, o som nítido e potente, a ambientação do ginásio, até praça de alimentação tinha! Tudo preparado com muito carinho para que cada um fosse acolhido da melhor maneira possível.

As provas foram um espetáculo de criatividade, porque cada equipe soube se empenhar de verdade para encenar peças teatrais sobre a saúde pública, para apresentar coreografias tão bonitas – algumas até mesmo profissionais! –, para contagiar a todos com músicas inéditas com letras que são verdadeiros poemas.

O desfile de fantasias de material reciclado mostrou como nossos jovens sabem criar com muito pouco: desde baianas a porta-bandeiras, o que se viu foram criações incríveis que nascem de mentes brilhantes. E é com essa força criativa e criadora que cada jovem é chamado a transformar a própria realidade. O talento de vocês não pode ficar escondido!

Merece destaque também o quiz sobre o Evangelho de São Marcos, cujas questões, atendendo a pedidos, estou enviando em anexo. Que tal realizar essa gincana bíblica no seu grupo? Todos estão de parabéns, porque mostraram que de fato foram a Ubiratã preparados para responder às questões. Parabéns ao jovem Alexandre Milani de Aquino, coordenador diocesano da Juventude Mariana, pela vitória na prova.

Os jurados, que avaliaram de perto todas as provas, decidiram que os troféus seriam entregues às seguintes equipes, que obtiveram a maior pontuação:

1º Lugar – Campina da Lagoa
2º Lugar – Juranda
3º Lugar – Nova Cantu

E, entre 12 equipes, a galera de Rancho Alegre d’Oeste levou para casa o troféu de torcida mais animada.

Pessoalmente, acredito que o bicampeonato de Campina da Lagoa foi justo e merecido, afinal de contas, o objetivo dessa gincana não é outro senão o de integrar as juventudes. E é justamente isso que testemunharam os jovens da PJ, da RCC e do Cursilho da Paróquia Santa Teresinha, participando unidos e representando a comunidade com apresentações fantásticas. Como é linda a unidade deles! Os jovens de Campina da Lagoa nos ensinam que as nossas pastorais e movimentos não devem nos tornar rivais uns dos outros, nem inspirar motivos para desconfianças. Ao contrário: se comungamos a mesma fé e sentamos à mesma Mesa Eucarística, nossa obrigação natural, como membros do Corpo de Cristo, é buscar a unidade e respeitar os carismas diferentes dos nossos. A união nos faz vitoriosos. Campina da Lagoa que o diga!

Com certeza foi um domingo de Carnaval diferente (com direito a um super bailão do Estância Divina) que vai ficar na memória de muita gente. Pelo menos é essa a impressão que tenho quando leio no Facebook depoimentos espontâneos como a da jovem Luana Costa que afirmou: “Com certeza, foi um dos melhores dias na minha vida”. Rony Souza, de Campina, postou: “Hoje estou muito feliz porque passei o dia ao lado de pessoas maravilhosas, meus amigos. E sendo tão boa a companhia, o dia não poderia ser melhor. Foi por isso que vencemos a gincana. É por isso vivenciamos a unidade da Igreja em nossa paróquia”. Já a jovem Dayani Silva, de Nova Cantu, não se arrependeu de ter ido: “Valeu a pena perder o carnaval cantuense para ir a Ubiratã. Me diverti muito...”. E olha que legal: o Edson C. de Almeida, coordenador do Ministério Jovem de Goioerê, já se antecipou para o ano que vem:  Foi nosso primeiro ano de participação, mas posso pedir que já inscreva nosso grupo no do ano que vem queremos ser a 1ª equipe inscrita. Por isso, já faço agora nossa inscrição  . Pois bem, inscrição confirmada!

Parabéns a todo mundo que acordou antes do sol pra passar um domingo de Carnaval alternativo, ao lado de pessoas animadas e comprometidas com o Reino de Deus. Foi muito bom estarmos juntos novamente!

Que legal contarmos com a presença do Pe. Ediberto, Assessor do Setor, já recuperado da operação! E ele não estava sozinho: Pe. Wagner, Assessor da PJ, se divertiu bastante e mostrou que tem samba no pé; o Pe. Jorge também marcou presença e ficou até o final ajudando a animar a torcida do Rancho. A presença dos jovens diáconos é igualmente um testemunho muito positivo. As irmãs Lizandra, Carmelita,   Graziela, Jeane e a Irmã que acompanhou a Juventude Marial Vicentina são, do mesmo modo, um sinal importante de doação pela juventude. Deus lhes pague!

Obrigado aos jovens do grupo Teófilos que demonstraram interesse em sediar a Gincana e, em nome do Setor, peço desculpas por não poder atender a essa solicitação para o ano que vem. É que, devido às atividades de preparação à JMJ 2013, o Setor Juventude, em reunião, decidiu centralizar os eventos diocesanos na sede da Diocese, para facilitar o acesso das paróquias mais distantes. Mas, quem sabe a gente não vá pra lá em 2014, no ano que o Brasil será hexacampeão?

Assim, a 4ª Gincana da Juventude acontecerá em 26 de maio de 2013, em Campo Mourão. Antes, porém, a gente se encontra em Terra Boa, no dia 1º de julho de 2012, quando celebraremos a 6ª Jornada Diocesana da Juventude, com a presença já confirmada de Gustavo Curty Huguenin, do Rio de Janeiro, autor da logomarca da JMJ no Brasil.

Um abraço fraterno a todos e todas! Bom feriado de Carnaval!

Rezem pela juventude!

Fábio Sexugi - Coordenador Diocesano do Setor Juventude



0 comentários:

Postar um comentário