domingo, 29 de janeiro de 2012

Campo Mourão é a 1ª diocese a acolher projeto da CNBB em preparação à JMJ

Aconteceu na manhã deste domingo, 29 de janeiro de 2012, no Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes em Campo Mourão, o lançamento do Projeto “Rio que cresce em nós”: uma iniciativa do Regional Sul 2 da CNBB em vista da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no ano que vem no Rio de Janeiro.

O encontro, articulado pelo Setor Diocesano de Juventude, contou com a presença expressiva de líderes jovens das comunidades paroquiais e de coordenadores diocesanos da Pastoral da Juventude, do Ministério Jovem da RCC, da Juventude de Ação Mariana, da Juventude de Schoenstatt, do Cursilho e da Juventude Marial Vicentina.

Com a colaboração da Secretária do Setor Juventude do Paraná, Nadia Cardoso Sedorco, e do Sr. Wilson Kowalczuk, da Diocese de Ponta Grossa, o Padre Mário Spak – que é Secretário Executivo do Regional – apresentou aos jovens o projeto de preparação à Jornada Mundial da Juventude 2013, encorajando-os a assumirem com entusiasmo as propostas de ação.


Pe. Mário iniciou sua explanação elogiando a organização setorial das juventudes na Diocese de Campo Mourão, destacando a importância da realização no Brasil da JMJ e das implicações positivas que a visita do Papa terá em cada comunidade. À luz da proposta do Setor Juventude, ele frisou que o projeto não é uma simples campanha, nem tampouco se restringe a apenas uma pastoral: antes, é um trabalho que deve ser abraçado por todas as expressões da evangelização juvenil.

A Diocese de Campo Mourão foi a primeira a receber o anúncio deste projeto, que será dinamizado em todo o Paraná (inclusive na Eparquia Ucraniana), pelo protagonismo da própria juventude, com o uso intensivo das redes sociais e pela arrecadação de recursos. Nesse sentido, a propósito, Pe. Mário frisou que os fundos levantados serão destinados exclusivamente às despesas com a Pré-Jornada em dioceses do Estado, sendo que 1/3 dos recursos ficarão nas dioceses para subsidiar a evangelização dos jovens.

Após uma breve reunião com coordenadores diocesanos sobre o cronograma da 3ª Gincana da Juventude, o coordenador do Setor Juventude, Fábio Sexugi, apresentou aos presentes o calendário de atividades para 2012, instigando as pastorais e movimentos a intensificarem sua presença nas comunidades.


Ao final, o Ministério Jovem da RCC, a Pastoral da Juventude e os Marianos realizaram cada qual uma reunião própria para tratarem de assuntos específicos, motivando os coordenadores a se empenharem  nas atividades de cada segmento e na mobilização para os eventos diocesanos do Setor Juventude.

0 comentários:

Postar um comentário