segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Juventude: Carta de dom Eduardo Pinheiro da Silva aos presbíteros

Campo Grande, 3 de fevereiro de 2012

Caros irmãos Presbíteros do 14º Encontro Nacional de Presbíteros

“Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21, 6)

Este é mais um momento precioso que a nossa Igreja, acreditando em sua vida e vocação, proporciona para a qualidade e o ardor de sua opção cristã.

O tema que vocês escolheram – o Presbítero no contexto de mudança de época – é atual, profundo e desafiador. Compreender-se presbítero neste novo tempo não é tão simples, mas, temos a certeza, é condição imprescindível para a realização do projeto de vida que Deus lhe confiou. As atuais Diretrizes para a formação dos presbíteros (n. 33), recorda: “O conhecimento insuficiente sobre a ‘mudança de época’ dificulta o processo formativo. É no campo da juventude que essas mudanças se fazem sentir com maior impacto. Novas tendências impregnam o cotidiano da juventude [...] Todos são, de alguma forma, filhos ou herdeiros das mudanças em curso”.

Sabemos que qualquer ‘Mudança de Época’ atinge todos e tudo, mas de uma forma toda particular, as novas gerações. Cada um de vocês, sendo jovem e/ou sendo enviado a trabalhar junto aos jovens, é convidado a aprofundar este tema e encontrar caminhos que contribuam para a vida plena de todos.

A Igreja do Brasil, nas suas mais diversas formas, tem demonstrado um carinho muito grande pela juventude. Estamos vivendo numa época muito forte de opção efetiva eclesial pela juventude em nosso país. A CNBB vem investindo para que todos os jovens a ela confiados possam encontrar acolhida, espaços, orientação e motivação. Entre tantos sinais desta opção destacamos: o documento ‘Evangelização da Juventudedesafios e perspectivas pastorais’ aprovado em 2007 e dirigido a todas as expressões de trabalho juvenil; o incentivo para que se garanta espaço de unidade na instância diocesana criando o Setor Juventude; o site www.jovensconectados.org.br organizado em 2010 com jovens voluntários ligados às áreas da comunicação e vindos de vários cantos do país e expressões de trabalho juvenil; o pedido oficial feito ao papa em 2007 pela CNBB para que a Jornada Mundial da Juventude pudesse acontecer no Brasil; a organização da 1ª. Delegação Oficial da CNBB para uma JMJ (Madri) com mais de 500 jovens (2010-2011); o processo de organização para a JMJ Rio 2013; a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude como fruto de um pedido explícito dos bispos referenciais regionais dos jovens; a organização da Coordenação de jovens de várias expressões, responsável pela pastoral juvenil no país; a aprovação da Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema ‘Juventude’.

Neste contexto, especialmente o presbítero está sendo convidado a intensificar a sua atenção e os projetos pastorais em vista da evangelização desta parcela tão cara à Igreja e à Sociedade. Nossas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora dizem assim: “Atenção especial merecem os nossos jovens. A beleza da juventude e os inúmeros desafios para a plenitude de sua vida exigem urgentes iniciativas pastorais nas diversas instâncias de nossa ação evangelizadora” (81). “Crianças, adolescentes e jovens, que constituem parcela importante da população brasileira, precisam de maior atenção por parte de nossas comunidades eclesiais, pois são os mais expostos ao drama do abandono e ao perigo das drogas, da violência, da venda de armas, do abuso sexual, bem como à falta de oportunidades e perspectivas de futuro” (109).

Como um dos responsáveis da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude venho, em nome dela, solicitar-lhes que façam deste ano de 2012 um ‘Ano da Juventude’ em sua realidade eclesial. Os dois grandes eventos nacionais do próximo ano – a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha da Fraternidade – serão bem melhor celebradas se puderem contar com uma adequada preparação nas bases.


Priorize a juventude, principalmente na organização paroquial, através de iniciativas para que ela se sinta mais amada e valorizada. Convidem os jovens para participarem de algumas instâncias de decisão paroquial/comunitária, organizem atividades segundo a cultura juvenil, estudem com eles os documentos da Igreja e as cartas dos papas que a eles se dirigem, sejam criativos em projetos que amadureçam o seu protagonismo eclesial, incentivem os demais adultos a valorizarem os jovens, promovam intensamente o crescimento do número de grupos de jovens, apoiem e orientem as diversas expressões que já trabalham com a evangelização da juventude, invistam em assessoria para o seu acompanhamento, motivem momentos de intensa espiritualidade e de exercício da lectio divina, revejam os encontros catequéticos tornando-os mais atraentes e envolventes, proporcionem experiências missionárias e voluntárias com os jovens, participem de suas iniciativas e de alguns momentos informais que lhe são caros. Há tanta coisa para se criar ou potencializar. Acima de tudo é necessário que eles se sintam amados.

‘Mudança de época’, ‘exercício presbiteral’ e ‘juventude’ são temas, mais do que nunca, inseparáveis. Não podemos entender um sem nos debruçarmos em entender os outros. Basta considerarmos toda a questão da cultura midiática: são os jovens que têm o domínio das redes sociais e das novas linguagens. Por mais que aprendamos as novas tecnologias jamais conseguiremos compreender as inúmeras transformações que estão acontecendo em seus pensamentos, sentimentos e relações. Há algo novo acontecendo neles que nem eles mesmos entendem. É imprescindível um olhar de respeito a este novo que carrega tanto os perigos quanto as necessárias novidades para o progresso da humanidade e a melhoria de nosso trabalho pastoral. Consideramos os jovens como uma realidade teológica: Deus tem muito a dizer à Igreja e à Sociedade através deles. Ou assumimos uma postura mais aberta e acolhedora a eles ou corremos, rapidamente, o risco de não respondermos mais aos sinais dos tempos através de nosso testemunho de entrega vocacional e de serviço pastoral.

Será que é ousadia de minha parte afirmar que se não acolhermos os jovens por opção consciente e princípio pastoral devemos fazê-lo por necessidade e sobrevivência? A Igreja e a Sociedade já estão nas mãos deles: acolhamos com respeito o que eles têm a nos ensinar e descubramos qual deve ser a nossa contribuição específica neste contexto! Acreditamos que eles são, acima de tudo, ‘o’ presente para nós. ‘Presente’ no sentido do hoje, do agora; como, também, no sentido da graça de Deus que, pelo seu Espírito, ‘faz novas todas as coisas’.

Acreditando na juventude de seu sacerdócio, querido presbítero,  independente da idade que tem no momento, e na potencialidade que os jovens carregam para construir um mundo novo peço a Deus que garanta a juventude de seu sacerdócio e um renovado ardor vocacional e pastoral nestes dias de encontro.

Que a Jovem de Nazaré, Maria, os acolha em seu abraço materno.

Com estima e orações,

Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Bispo Auxiliar de Campo Grande
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude

0 comentários:

Postar um comentário