quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Preparação do DNJ nas comunidades

Em preparação ao DNJ 2011, os grupos juvenis da diocese têm desenvolvido atividades que visam dar destaque à participação feminina nas comunidades, abrindo espaços para a reflexão entre os jovens.

Em Juranda, os jovens da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus realizaram a celebração de preparação para o Dia Nacional da Juventude, contando com a participação ativa dos integrantes do grupo, que puderam discutir assuntos relativos ao protagonismo feminino e os novos desafios da sociedade. O subsídio, elaborado pelo Setor Diocesano de Juventude, foi proposto aos grupos de jovens como um instrumento de socialização da temática do DNJ 2011.




Já em Iretama, a Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Rosa de Lima fez uma celebração alusiva ao Outubro Rosa, nas missas de 22 e 23 de outubro, deixando a Igreja decorada com essa cor.  O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é divulgado em todo o mundo. O laço cor-de-rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O objetivo desta campanha, além de favorecer o engajamento social da juventude, é incentivar ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo de útero. 

Em Iretama, através do Movimento Nós Podemos Iretama, numa parceria entre o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Rotary Club, Secretaria de Saúde e Paróquia Santa Rosa de Lima, representada pela Pastoral da Juventude, foi feito o convite para todas as mulheres a se prevenirem contra o câncer, participando na semana do dia 24 a 28 de Outubro, na Secretaria de Saúde, a fazer o exame preventivo e também o agendamento para fazer a mamografia. O exame preventivo pode ser feito por mulheres que já tem a vida sexual ativa e a mamografia por mulheres com idade a partir de 40 anos. Ao final da missa foram entregues uma lembrancinha e um ímã no formato de um laço rosa para as mulheres, juntamente com um panfleto com orientações de como proceder para agendar os exames, deixando a mensagem de “quem se ama se cuida”.






O DNJ será celebrado em Barbosa Ferraz, a partir das 08h00 do domingo 30 de outubro de 2011 e espera-se reunir a maioria dos grupos juvenis da Diocese de Campo Mourão.

0 comentários:

Postar um comentário