quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Paróquia de Nova Cantu celebra Missa de Envio para o DNJ 2011

Os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Nova Cantu estão empolgados à expectativa da comemoração do Dia Nacional da Juventude que acontece neste domingo em Barbosa Ferraz. Após um mês de intensas atividades relativas ao tema “Juventude e Protagonismo Feminino”, a Paróquia encerra suas atividades de preparação ao DNJ 2011 com a celebração de uma Missa de Envio. Presidida pelo Pároco Pe. Luiz da Silva Andrade, a Sagrada Liturgia acontecerá no sábado, 29 de outubro, na Igreja Matriz e espera reunir uma centena de jovens que representarão Nova Cantu em Barbosa Ferraz.


A Santa Missa encerra as atividades que o Grupo de Jovens JUAC (Jovens Unidos no Amor de Cristo) realizou durante o mês de outubro, à luz do lema “Jovens mulheres tecendo relações de Vida”.

A preparação da juventude local teve início no dia 09 de outubro, quando discutiu-se, numa audiência pública, o tema “Mulher e Violências”. Na ocasião, os jovens tiveram a oportunidade de expressar sua opinião sobre a questão da violência contra a mulher e propor algumas iniciativas concretas para combatê-la.




No dia 16, foi realizado o estudo de algumas mulheres bíblicas, entre elas Marta e Maria (Lc 10,38-42), a Mulher Cananéia (Mt 25,21-28), a Filha da Jairo (Mt 9,23ss), a Mulher que sofria de hemorragia (Mt 5,21-43) e Lídia (At 16,11-15). O estudo dos textos bíblicos se deu em pequenos grupos, de modo que se constatasse o protagonismo das mulheres. Depois, os grupos encenaram de forma criativa seu texto. Nesse dia, estavam presentes 42 jovens.






No dia 23 de outubro, os jovens realizaram a Celebração em preparação do DNJ, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, com o subsídio enviado pelo Setor Diocesano de Juventude.

Os cinco grupos de jovens das comunidades rurais também realizaram a preparação do DNJ, por meio de encontros e partilhas. As Irmãs, acompanhadas por um grupo de jovens da cidade, visitaram cada grupo, a fim de aprofundar o tema e motivar a participação do DNJ em Barboza Ferraz.



O grupo JUAC de Nova Cantu conta com a assessoria da Irmã Carmelita Inez Piovesam – que também presta importante colaboração nos trabalhos do Setor Juventude da Diocese – e da Irmã Lizandra Inês Both, que conduzirá a primeira catequese temática do DNJ 2011 em Barbosa Ferraz.

Depois da comunidade anfitriã, a Paróquia de Nova Cantu, mesmo estando há 167 km de Barbosa Ferraz, é a que deve enviar o maior número de participantes para este evento de evangelização juvenil da Diocese de Campo Mourão.

0 comentários:

Postar um comentário