terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nota de Agradecimento

Peabiru, 1º de novembro de 2011, Dia de Todos os Santos.

“Jovem, alegra-te na tua juventude e sê feliz nos dias da mocidade.”
(Eclesiastes 11,9)

Irmãs e Irmãos,

Gosto muito de um cântico que diz que “há momentos em que as palavras não resolvem”. De fato, me parece muito pouco dizer “obrigado”, ainda que de coração sincero, pela realização do Dia Nacional da Juventude em Barbosa Ferraz. Que felicidade participar deste DNJ, que teve o ineditismo de ser organizado por duas paróquias ao mesmo tempo, e que conseguiu reunir todos os serviços juvenis atuantes na Diocese num mesmo evento.

Nenhum agradecimento pagará o empenho dos membros do Santuário Santa Rita de Cássia e da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Barbosa Ferraz pelo carinho com que acolheram os jovens da Diocese de Campo Mourão neste DNJ. Dizer “obrigado” é nada diante do empenho voluntário daqueles/as jovens que enfeitaram com capricho o ambiente do Santuário e da quadra do colégio e, depois da forte tempestade que estragou tudo o que já estava pronto, ficaram até altas horas arrumando tudo de novo, por amor.

Um simples “obrigado” também não recompensará à altura a doação maternal das senhoras que preparam o café da manhã, fizeram um almoço de lamber os beiços (só de lembrar aquele feijão fico com água na boca!) e lavaram toda a louça depois. “Muito obrigado” é pouco para retribuir a acolhida de Pe. Donisetti (que concelebrou a Missa e distribuiu balas) e do Pe. Roberto (que curtiu o show das bandas e conduziu a adoração eucarística).

Um agradecimento é insignificante para compensar o talento e o carisma daBanda Ágape de Roncador que, com inspiração, animou todo o evento. A disponibilidade e o carinho dos integrantes da Banda 7Sadoque, que gravaram um vídeo-convite e que percorreram 400km desde Foz para partilhar com nossos jovens sua música gratuitamente, também não poderão ser pagos com um simples “obrigado”.

Dizer que sou grato ao Pe. Ediberto por ter preparado os cartazes, locado carro de som para a passeata, confeccionado os lenços do DNJ 2011, presidido a Santa Missa e ter aturado santamente minhas encheções, me parece pouco perto de tanta doação.

Da mesma forma, agradecimentos também não compensarão a competência e a presteza com que o Vilson Olipa divulgou todas as informações e registrou com profissionalismo este DNJ. Pouco também será agradecer ao jornalista Clodoaldo Bonete, meu aluno de Latim na Fecilcam, que publicou diversas reportagens para o Jornal Tribuna do Interior sobre este evento.

Não é mesmo muito pouco agradecer à Irmã Lizandra pelo brilhantismo da catequese sobre o protagonismo feminino que ela conduziu? O que é um “muito obrigado” diante do afinco dos jovens de Nova Cantu que, sob a orientação da Irmã Carmelita, organizaram um bonito teatro bíblico?

Não há “obrigado” que pague a atenção de Pai com que nosso Bispo Diocesano Dom Francisco Javier nos tratou: mesmo não podendo estar presente devido a uma celebração de Crisma e à Ordenação Diaconal de três jovens, enviou-nos uma carta de encorajamento. Além disso, o apoio da Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora que acompanhou toda a preparação merece igual destaque. Um “obrigado”, insisto, também não paga as mensagens de apoio que nosso amigo Dom Mauro constantemente nos enviou desde Cascavel.

Fico sinceramente constrangido em apenas agradecer ao Reinaldo Batista pelo profetismo da catequese final e esforço em dinamizar a evangelização juvenil, às jovens Ana (representando a PJ) e Arielli (representando o Ministério Jovem) pela emocionada experiência de caminhada que partilharam, à Lorena Torres (Marianos) e ao Wanderley (PJ) pelas brilhantes contribuições que deram nas reuniões de preparação, a cada pároco que respondeu com generosidade ao nosso convite e mobilizou seus jovens, aos organizadores das diversas caravanas pelo empenho e responsabilidade, à D. Maria do Carmo (Coord. Catequese) pelo incentivo, ao Alexandre Morello (companheiro de viagem na JMJ em Madri) pela ajuda, a todo mundo que rezou pelo bom êxito do DNJ 2011 e a todos os jovens, de perto ou de longe, cujo dinamismo nos reaviva sempre.

Amigos e amigas, representa uma mudança muito significativa chegar ao final de um DNJ e ter de sortear entre sete paróquias (e todas desejando muito) qual seria a sede do ano que vem. Sou grato a Deus, porque anos atrás, isso era impensável... Juranda que nos aguarde!

A diversidade de bandeiras, pastorais, movimentos, rostos, jeitos, palavras, momentos e a beleza da ambientação traduziram o desejo de todas/os presentes no encontro: a Juventude quer viver, a Juventude quer protagonizar, a Juventude quer ser sentinela do amanhã e do hoje, a Juventude ousa sonhar um outro mundo possível... A Civilização do Amor mais uma vez se concretizou neste domingo. Ainda que cansado (eita cidade pra ter ladeira!), voltei embora feliz, motivado e cheio de gratidão, e sei que muita gente também!

Peço sincero perdão pelas falhas que possam ter ocorrido. A verdade, no entanto, é que estamos todos em processo de aprendizagem.

Vamos em frente, minha gente! Embora muito agradecido, não vou dizer “obrigado”, porque aprendi que amor e carinho não se agradecem.

Deus lhes pague!

Um forte abraço!

“Foi no Calvário que Ele sem falar 
mostrou ao mundo inteiro o que é o amar...”

Fábio Sexugi
Coordenador Diocesano do Setor Juventude

0 comentários:

Postar um comentário