segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SETOR JUVENTUDE realiza Assembleia Geral em Peabiru

Realizou-se no último domingo, 20 de novembro de 2011, a Assembleia Geral do Setor Diocesano de Juventude, que reuniu representantes das diversas expressões juvenis da diocese, nas dependências do Seminário Menor da Sagrada Família de Peabiru.



Num clima de comunhão, líderes do Ministério Jovem da RCC, da Pastoral da Juventude, do Cursilho, da Juventude de Ação Mariana, da Juventude Vicentina e da Juventude Feminina de Shoenstatt fizeram um estudo em grupos do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude - Desafios e Perspectivas Pastorais”, do Documento de Aparecida no que tange à evangelização juvenil, e das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil 2011-2015 da CNBB.




O 19º PDAE também esteve em pauta, quando foram apresentados aos serviços juvenis os três projetos relativos à prioridade “Juventude” a serem desenvolvidos a partir do ano que vem. Os jovens foram encorajados a assumir com garra tais propostas e a dinamizá-las nas bases.



As lideranças, em vista da realização da JMJ no Brasil, manifestaram do sonho de acolher, na diocese de Campo Mourão, jovens de outros países na semana que antecede o grande evento no Rio, na chamada “Pré-Jornada” ou “Dia nas dioceses”. Para tanto, elaborarão um projeto, com propostas de atividades culturais, celebrativas, samaritanas e turísticas, o qual será socializado e discutido em breve. O Setor Juventude entende que esta iniciativa revigorará ainda mais a evangelização dos adolescentes e jovens da região.

Depois de ter avaliado os três eventos de evangelização realizados em comum pelas expressões do Setor Juventude em 2011, cada serviço juvenil teve a oportunidade de partilhar o próprio carisma, bem como de prestar contas do que foi feito durante o ano.


Constatou-se o progresso do Setor Juventude nos últimos anos no que se refere à evangelização juvenil, à abertura das pastorais à proposta de diálogo e ao apoio por parte do clero nas comunidades. “Estive participando de um evento da RCC em Curitiba e percebi o quanto nossa diocese está adiantada quanto ao Setor. Quando o Ministério Jovem aderiu a esta proposta em 2010, só temos crescido”, comentou o jovem Reinaldo Batista, coordenador diocesano do Ministério Juvenil da RCC. Testemunho parecido foi dado pela coordenadora diocesana da Juventude Mariana, Lorena Torres, que disse ter percebido os avanços do Setor numa partilha das realidades diocesanas durante um encontro nacional no Rio de Janeiro.

Além destes testemunhos, também foram divulgadas as mensagens de encorajamento da parte da Coordenadora na CNBB/Regional Sul II da Catequese, Regina Helena Mantovani, elogiando a diocese pela qualidade dos eventos juvenis; e do Coordenador da Pastoral da Juventude no Regional Sul II da CNBB, Claudinei de Lima que, em carta, afirmou que “hoje nossa Diocese é uma referência no Paraná na organização e caminhada do Setor”.


O Coordenador do Setor, Fábio Sexugi, motivou as lideranças a continuarem firmes na caminhada e a intensificarem suas ações nas comunidades. “Estamos vivendo um tempo completamente novo e favorável para a juventude na Diocese e na Igreja do Brasil inteiro. Por isso, sejam ousados e não desanimem!”, instigou ele, convidando os coordenadores a continuarem se organizando e a intensificarem os encontros querigmáticos, de acordo com o carisma e a metodologia de cada pastoral ou movimento. “Em 2012, vai chover na nossa horta!”, brincou Sexugi, destacando a abertura maior das estruturas diocesanas à juventude e ao apoio afetivo e financeiro para a evangelização dos jovens.



Padre Ediberto H. de Mercena, Assessor do Setor, ressaltou os avanços na evangelização da juventude, mas lembrou aos jovens a irrenunciável abertura das expressões juvenis ao diálogo e ao respeito mútuo das diferenças. Por fim, agradeceu ao Pe. Wagner Zacarias Rufino, Pároco de Peabiru, pela cessão da estrutura do Seminário Menor e pelo apoio às atividades do Setor, convidando-o a prestar assessoria à Pastoral da Juventude que, na noite anterior, redefiniu sua coordenação, escolhendo o jovem Wanderley Mafra de Peabiru como coordenador diocesano da PJ.








A Assembleia Geral do Setor Juventude foi encerrada com a celebração da Santa Missa, na Capela do Seminário.
Fotos: Clauber Mafra

0 comentários:

Postar um comentário