segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cerca de 2 mil jovens participaram da 5ª JDJ em Terra Boa

A comunidade de Terra Boa acolheu, no último domingo, 1º de julho, uma multidão de jovens para a 5ª Jornada Diocesana da Juventude. À luz do lema "Alegrai-vos sempre no Senhor", os peregrinos de todas as comunidades paroquiais da Diocese de Campo Mourão puderam cantar, rezar e fortalecer os vínculos de amizade. Ao longo do dia, cerca de 2 mil jovens participaram da Jornada.




Os organizadores planejaram oferecer aos jovens uma experiência, ainda que limitadamente, daquilo que acontece numa Jornada Mundial: catequeses, adoração eucarística, contato com outras realidades juvenis e, claro, muita música. Não por acaso, a primeira atividade do dia, após o café da manhã, foi um show musical com Moradda. Com uma competente banda, o cantor, que reside em São Paulo, cantou seus principais sucessos e agradou aos participantes.




Logo em seguida, os Símbolos da 5ª JDJ, que visitaram todas as paróquias, foram entronizados solenemente no palco, conduzidos por jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Jussara. A cruz da juventude (que lembra a cruz do primeiro local de culto de Campo Mourão, contendo a logomarca da JMJ e o símbolo do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora), o Ícone de Nossa Senhora e a foto da padroeira da Jornada Diocesana, a Beata Chiara Luce Badano, permaneceram no palco durante todo o dia.





Uma novidade desta Jornada foi a presença de sacerdotes atendendo confissões durante o dia. Muitos jovens se reconciliaram com Deus por meio do Sacramento da Reconciliação.





Gustavo Curty Huguenin, designer gráfico que criou o símbolo oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, conduziu a primeira catequese do dia. O jovem que é morador da cidade de Cantagalo no Estado do Rio de Janeiro, falou aos peregrinos sobre a história das Jornadas Mundiais, dando um importante testemunho de sua caminhada.




O momento mais impactante do dia, certamente, foi o da Adoração Eucarística: sob o sol forte do meio-dia e em praça pública, toda a juventude se prostrou diante de Jesus na Eucaristia. Uma profunda reverência e uma verdadeira comunhão fraterna marcaram este momento, cujas dificuldades os jovens foram desafiados a superar.




Após o almoço, os peregrinos foram saudados pelos religiosos da Fraternidade O Caminho de Campo Mourão, que conduziram um bonito momento de espiritualidade.




Muito aguardada, a performática Banda A.U.B. de Curitiba também marcou presença, agitando a todos com o melhor do rock. Nem o sol forte fez com que os jovens arrendarem o pé.




Em seguida, a jovem Verônica Ferreira de Souza, secretária liberada da PJ e do Setor Juventude da Diocese vizinha de Umuarama, partilhou um pouco da sua experiência na Jornada em Madri e destacou a semelhança entre a 5ª JDJ com as atividades vivenciadas lá.




Uma celebração Eucarística foi celebrada ao final da 5ª Jornada, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Aédio Odilon Pego, e concelebrada por diversos padres, tanto Dehonianos, quanto diocesanos. 






Jovens ministros da Eucaristia, especialmente convidados para a celebração, também colaboraram. 




Um crucifixo de madeira foi entregue aos jovens como um sinal visível do compromisso assumido nesta Jornada: a de levar a mensagem de Jesus Cristo a todos os ambientes onde a juventude está.





A repercussão da 5ª Jornada Diocesana da Juventude nas redes sociais tem sido bem positiva. Os jovens retornaram para suas comunidades bem motivados a assumir com ânimo redobrado suas atividades.

A 5ª Jornada Diocesana da Juventude marcou para a Diocese de Campo Mourão o início das atividades em vista da grande Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

0 comentários:

Postar um comentário