quinta-feira, 10 de maio de 2012

Peregrinação dos Símbolos da JDJ: um tempo de LUZES


Amigos e amigas,

"Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor." (Efésios 5,8)

Como profetizou nosso bispo Dom Javier na Missa de Envio na Catedral, a peregrinação dos Símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude tem sido um tempo de muitas graças, conversões e luzes aos grupos juvenis na Diocese de Campo Mourão. Os testemunhos que temos recebido a cada semana dando conta da alegria da chegada da Cruz da Juventude, do Ícone de Nossa Senhora e da foto da Bem-Aventurada jovem Chiara Luce Badano nas paróquias confirmam para nós que é Deus mesmo quem nos ilumina, nos põe a caminho e nos acompanha, com carinho, na evangelização dos jovens.
 

É emocionante tomar conhecimento de depoimentos entusiasmados de tanta gente que, recebendo a visita dos Símbolos, experimentam a presença amorosa de Jesus e de sua Mãe, e reavivam a fé pelo exemplo de alegria de Chiara – essa santa deAll Star e padroeira da nossa JDJ – e retomam com mais ânimo os seus trabalhos pastorais.
 
Seguramente, os sonhos de Deus para esta 5ª JDJ são maravilhosos. Se respondermos com generosidade a este convite do Jovem Galileu para nos reunirmos em Terra Boa, no dia 1º de julho, teremos um encontro com Ele tão luminoso, verdadeiro e impactante, que iluminará nossa diocese inteira e há de contagiar jovens de outros lugares... Ainda agora, porém, esta peregrinação dos Símbolos, por si só, já terá valido a pena: muitos grupos aproveitaram a chegada da Cruz para rezar pela Ana, nossa amiga da PJ, que se submeteria a uma cirurgia. Graças à misericórdia de Deus e à intercessão da Beata Chiara "Luce" ("Luz" em italiano), o cálculo renal desapareceu sem intervenção cirúrgica. Isso é bênção! Além disso, eu me emociono ao saber que houve quem, ao conhecer a história da nossa jovem padroeira e seu amor incondicional a Jesus e à vida, abandonou pensamentos suicidas... Graça sobre graça! Graça também é saber que muitos grupos estão se reestruturando com a passagem dos símbolos, que padres que estavam distantes dos jovens se reaproximaram e vice-versa, que as comunidades estão mobilizadas, que a conversão pastoral que queremos começa a acontecer no nosso meio... ... Deus seja louvado por tantas luzes!
 
E tudo isso está sendo acompanhado de perto por jovens do mundo inteiro, graças ao Ufficio Chiara Luce, instituição italiana que vem divulgando nossas atividades no site http://www.chiaraluce.org e cujos voluntários nos seguem com orações e mensagens de encorajamento, como a seguinte:
 
“Ci sembra una enorme grazia far conoscere Chiara Luce ai giovani delle vostre varie parrocchie come  preparazione all’evento del 1° luglio, mi sembra proprio frutto di una ispirazione della Madonna. Sappiamo, infatti, che in tutto il mondo, la santità di questa ragazza continua ad affascinare giovani di tutti i continenti provenienti da esperienze le più varie.... che alla fine scoprono una pienezza nuova nella loro vita, ritrovano valori veri ed iniziano, anche loro, un cammino bellissimo verso Dio. Vogliamo assicurarvi tutta la nostra preghiera per la Giornata Diocesana e per tutta la preparazione. Siamo con voi davvero! Uniti in Gesù.” (Paola Squillante, Ufficio Chiara Luce – Itália, info@chiaraluce.org)
 
“Parece-me uma enorme graça fazer com que Chiara Luce seja conhecida pelos jovens das vossas várias paróquias como preparação ao evento de 1° de julho, me parece mesmo fruto de uma inspiração de Nossa Senhora. Sabemos, de fato, que em todo o mundo, a santidade desta garota continua a fascinar jovens de todos os continentes provenientes das mais variadas experiências... que por fim descobrem uma plenitude nova em suas vidas, reencontram valores verdadeiros e iniciam, também eles, um caminho belíssimo até Deus. Queremos assegurar a vocês a nossa oração pela Jornada Diocesana e por toda a preparação. Estamos com vocês de verdade! Unidos em Jesus.”

Não tenho dúvidas de que esta Jornada Diocesana da Juventude vai enriquecer todas as nossas pastorais e movimentos com jovens iluminados e iluminadores! Deus o quer. E, como Chiara, digamos juntos: “Se tu queres, Senhor, eu também quero”.

Muito obrigado! Rezem pelos jovens! 

Um abraço apertado!

"Andai como filhos da luz. E o fruto da luz é toda espécie de bondade e de justiça e de verdade." (Ef 5,9)

FÁBIO SEXUGI
Coord. Setor Juventude
Diocese de Campo Mourão - PR

0 comentários:

Postar um comentário