Aconteceu na noite deste sábado, 31 de março, uma emocionante Celebração Eucarística de Envios dos Símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Javier e concelebrada por diversos padres. Na abertura da Missa, que foi transmitida ao vivo pela TV Carajás, houve a acolhida e bênção da Cruz Peregrina, do Ícone da Virgem Maria, e do quatro da Bem-Aventurada Chiara Luce Badano.
Um momento muito impactante foi a entronização da Sagrada Escritura: vários jovens saíram de cantos diferentes da catedral trazendo nas mãos cartazes com os nomes das diversas pastorais e movimentos juvenis e colocaram-nos num pilão. Dele, a Bíblia foi retirada, fazendo alusão à importância que a diversidade de carismas juvenis tem em relação ao anúncio da Boa Nova de Cristo.
Na sua homilia, Dom Javier instigou a todos para que apostem na alegria, nos sonhos e na coragem dos jovens a fim de que toda a Igreja seja renovada. Com muita esperança e destacando o pioneirismo da Diocese de Campo Mourão na realização de Jornadas Diocesanas no Paraná, nosso Bispo enfatizou a riqueza de carismas juvenis atuantes nas comunidades, dizendo que a evangelização dos jovens vem se fazendo por muitas mãos. Além disso, ele sublinhou que esta peregrinação iniciada na Catedral não termina em Terra Boa, mas deve motivar a todos para uma caminhada contínua no seguimento do Cristo Morto e Ressuscitado e na busca da unidade. Ainda durante o seu sermão, Dom Javier convidou os jovens a fazerem da visita destes símbolos às comunidades um momento oportuno para o desempenho do caráter missionário dos jovens que fizeram a opção pela Pessoa de Jesus Cristo: que a Cruz Peregrina e os quadros sacros sejam levados aos colégios, universidades, hospitais, presídios e em tantos outros ambientes em que o anúncio do Evangelho se faz necessário e urgente.
Nas preces, os jovens intercederam por problemas sociais severos que comprometem sua caminhada: o desemprego, a falta de atendimento hospitalar satisfatório, a violência e a exclusão social.
No início do Rito Eucarístico, foram ofertados símbolos que representam a caminhada da juventude na Diocese de Campo Mourão, pelos membros da PJ de Rancho Alegre: o 19º PDAE, o Subsídio de preparação à 5ª JDJ e um par de All Star, além do Pão e o Vinho para a consagração.
Ao final da Ação de Graças, os jovens foram convidados a subirem até o presbitério para a bênção solene. Dom Javier os abençoou e os enviou em missão.
Ao final da Ação de Graças, os jovens foram convidados a subirem até o presbitério para a bênção solene. Dom Javier os abençoou e os enviou em missão.
O Pároco da Catedral São José, Pe. Jurandir C. Aguilar, nos seus agradecimentos, ressaltou este momento novo em que a juventude vive na Igreja do Brasil e, especialmente, na Igreja Diocesana que a escolheu como prioridade, e lançou oficialmente o novo site da Catedral.
O Setor Diocesano da Juventude agradece vivamente a Dom Javier pela atenção e disponibilidade no acompanhamento das iniciativas de evangelização dos jovens; à comunidade da Catedral São José, que celebra seu 70º aniversário, na pessoa do Pe. Jurandir, que prontamente acolheu e incentivou esta iniciativa, como também aos Padres Sidinei Gomes Teixeira e Clauber Magela Freire, pela abertura. Agradecimentos aos demais concelebrantes: Pe. Ediberto Henrique de Mercena, assessor do Setor Juventude, Pe. Gianny José Gracioso Bento, Pe. Valdecir Liss, Pe. Alir Sanagiotto, SCJ, e Pe. Aédio Odilon Pego. O Setor Juventude também é grato à equipe litúrgica: ao grupo musical de Goioerê da Juventude de Ação Mariana, aos leitores: Lorena Torres (Marianos), Reinado (RCC), Jéssica (Marianos), Arielli (RCC), aos jovens de Rancho Alegre (PJ) pelo ofertório, à juventude de Campina da Lagoa (PJ, Cursilho e RCC) pela entrada da Bíblia, aos jovens de Barbosa Ferraz (Schoenstatt e PJ) pela Ação de Graças, aos integrantes da Pastoral dos Surdos (Éffata) pela interpretação da Missa para a Língua Brasileira dos Sinais, e aos jovens de Terra Boa (RCC) e da Paróquia São Francisco (PJ) pela entronização dos símbolos. O Setor Juventude agradece também à Pastoral da Comunicação (Pascom) e ao Vilson Olipa pela cobertura, à Rádio Colméia de Campo Mourão e à Rádio Cidade FM de Peabiru pela divulgação, ao jornalista Clodoaldo Bonete do Jornal Tribuna do Interior por repercutir a celebração, e à TV Carajás, que transmitiu a Santa Missa na íntegra e ao vivo para todas as cidades da região.
Seguramente, este período de Peregrinação, que se estenderá até o dia 1º de julho, data da JDJ, sob a proteção da Mãe do Senhor e da Bem-Aventura Chiara Luce, há de ser um tempo de abundantes graças e de um forte despertar missionário.
Fotos: Débora Marconato (Pascom)
Veja mais fotos no site:
http://www.catedralcm.com.br/galeriaFotosDetalhe/12/.html
Comentário da Missa de Envio
Vídeo editado pela PascomVeja mais fotos no site:
http://www.catedralcm.com.br/galeriaFotosDetalhe/12/.html
Comentário da Missa de Envio
0 comentários:
Postar um comentário