quarta-feira, 11 de abril de 2012

Juventude encena Via Sacra em Nova Cantu

No dia 06 de abril, Sexta-Feira Santa, os jovens do grupo JUAC (Jovens Unidos no Amor de Cristo) de Nova Cantu encenaram a Via Sacra, procurando trazer presente as dores do povo. O tema da Campanha da Fraternidade 2012 foi inspiração para as cenas da caminhada.

Iniciou-se ao lado da Igreja Matriz com a encenação do Bom Samaritano, o grande paradigma da vulnerabilidade e da solidariedade. No "Caminho Sagrado" até o Calvário, Jesus se encontra com as realidades: crianças pssando fome e pedindo, cegos, jovens dormindo nas ruas, cadeirantes sendo conduzidos. Nessa cena foi lembrado que "enquanto houver um pobre em seu meio, mesmo que seja um só de seus irmãos, não endureça o coração, nem feche a mão para ele. Quando você lhe der alguma coisa não o faça de má vontade" (Dt 15,7.10).  O caminhou continou, Jesus encontra-se com as famílias vivendo as mais difíceis situações, jovens se perdendo em meio a tantas ofertas e facilidades, mulher grávida abandonada, desesperada, querendo abortar. Jesus lembra a essas realidades que "veio para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo 10,10).


"Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente, com a compaixão daquele bom samaritano". Em frente ao hospital lembramos e rezamos a realidade da saúde pública, lembrando os serviços disponíveis, as pessoas que cuidam e as vidas salvas graças a esse serviço. Jesus carrega a cruz junto com os enfermos que ainda sofrem muitas dores, que são aliviadas pelo trabalho dos profissionais da saúde; Cirineus de hoje.


Quantas mulheres continuam a chorar seus filhos mortos nas drogas, na prostituição, em acidentes, pela fome, violência... Elas também recebem o abraço e o conforto de Jesus.


Diante da fila do SUS Jesus cai, lembrando muitos doentes que trilham os caminhos do Calvário, por não terem recursos próprios, carecem de assistencia pública adequada no cuidado da saúde. Os Pilatos de hoje, continuam a lavando as mãos diante da realidade da Saúde Pública!


Ao longo do caminho, Jesus assume a Coroa de Espinhos e a humilhação de ser despido de suas vestes, da dignidade humana.


Diante da Cruz, Jesus clama mais uma vez: "Tenho sede"! Com sua sede são lembradas as sedes da família, da juventude, das grávidas, das crianças e dos profissionais da saúde. 


"Pai, por que me abandonastes?"


"Ele assumiu nossas dores"!


Após a caminhada, seguiu-se com a Celebração da Paixão na Igreja Matriz, presidida pelo Padre Luiz da Silva Andrade e dinamizada pela Juventude.


O Grupo JUAC é assessorado pelas Irmãs Carmelita Inez Rossato Piovesan e Lizandra Inês Both, Filhas do Amor Divino.

0 comentários:

Postar um comentário